Melhores Corretoras de Valores para Iniciantes - Gorilando

Guia de Corretoras

Os Melhores

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

Melhores Corretoras de Valores para Iniciantes

Publicado em - Atualizado em

Largar a poupança e o tradicional gerente de banco pode parecer complicado e arriscado. Descubra a seguir as melhores corretoras de valores para iniciantes para começar no mundo dos investimentos e controlar suas aplicações!

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

Esse artigo aqui é para você meu caro investidor, que olha esse emaranhado de opções e resenhas e quer saber sem enrolação quais as melhores corretoras de valores para iniciantes, já que ainda não se sente seguro para escolher a melhor opção para os seus investimentos e perfil.

A fim de ajudá-lo nessa missão, fizemos uma análise minuciosa nessas plataformas, contemplando fatores relevantes para os investidores iniciantes (vulgo “beginners”/ “noob”). Nós somos chatos e exigentes; analisamos as principais plataformas de investimentos uma a uma e as comparamos com as prioridades dos investidores, pensando nas suas mais variadas demandas.

 

Começando do começo:

O que eu realmente preciso observar na hora de escolher uma corretora? E quais os critérios para definirmos as melhores corretoras de valores para iniciantes?

Como diria Jack, vamos por partes…

Quando você começa a investir, escolher a plataforma certa para iniciar suas alocações vai muito além do elemento custo. Não que ele não seja importante, mas esses “shoppings” financeiros podem não só oferecer preços competitivos, como uma vasta variedade de produtos e serviços. É aí que a escolha começa a ficar um pouco complicada.

O investidor deve considerar preço, gama de produtos, atendimento (Reclame Aqui nos ajudando nessa função!), informações de mercado, promoção de palestras e eventos que te incentivem a aprender sobre finanças e amadurecer o seu conhecimento sobre investimentos e por aí vai…

Considerando que um iniciante nesse universo ainda não possui tanta intimidade com a variedade possível de produtos financeiros (a famosa sopa de letrinhas – LCI, LCA, CDB, CDI…), separamos a análise em quatro critérios básicos de avaliação que devem ser levados em conta para esse estágio na sua empreitada financeira:

Custos:

“There is no free lunch” (você vai ouvir falar muito desse termo por aqui!). No mundo dos investimentos, entender os custos envolvidos nas operações é essencial para não cair em armadilhas. O investidor deve olhar os custos de corretagem, taxas de custódia, taxas de administração, taxas de performance, impostos (IR ou o famoso come-cotas, ISS, emolumentos, etc). Cada produto financeiro possui suas minúcias em termos de custos e esses detalhes podem fazer uma diferença bem cara na hora de investir.

No mundo dos investimentos, entender os custos envolvidos nas operações é essencial para não cair em armadilhas.

 

Variedade de produtos:

Ainda que um iniciante possivelmente foque suas alocações em investimentos mais seguros e menos voláteis (claro que no geral, né? Não estamos considerando aqueles “apressadinhos de plantão” que preferem já começar com o frio na barriga da bolsa, opções, derivativos e afins), há plataformas com maior variedade de produtos de renda fixa (CDB, LCs, Debêntures, etc), fundos de investimento e previdência – uma quantidade maior de opções mais conservadoras.

Indo direto ao ponto, curto e grosso, os investimentos básicos que fazem sentido pra você: investidor “beginner” e que ainda está criando intimidade com o mundo dos investimentos são: Tesouro Direto (adeus poupança e títulos de capitalização!), os clássicos da Renda Fixa (CDBs, LCI, LCA) e fundos de investimento com menor volatilidade (renda fixa, debêntures incentivadas, segmentos mais conservadores da classe multimercado…).

Leve em consideração as plataformas que têm maior disponibilidade desses ativos pois, em geral, eles possuem menor risco e aplicações mínimas mais baixas (algumas plataformas possuem opções de fundos de investimento a partir de R$500, fora o famoso Tesouro Direto com aplicações a partir de R$30!).

 

Cadastramento:

Dificuldades cadastrais e mau atendimento também são pontos relevantes na escolha do investidor “beginner”. Questionários muito longos, exigência de documentos ou informações desnecessárias infelizmente são comuns. Por isso é interessante notar que algumas plataformas possuem facilidades cadastrais para usuários que realizam a abertura de conta pelo celular (principalmente no envio de documentos como RG e comprovante de residência) ou demandam menos informações do que outras.

DICA: já deixe separado no seu Desktop uma versão em PDF ou imagem do seu RG e comprovante de residência. Esses documentos são imprescindíveis para a abertura de conta nas plataformas.

 

SAC e Navegação:

Plataformas com navegação intuitiva (é o que queremos \o/) e atendimento eficiente ajudam a entender melhor os seus investimentos e na resolução rápida de problemas. Algumas corretoras e distribuidoras possuem histórico de falhas no sistema, bem como uma péssima reputação no mercado (algo facilmente notável com uma consulta no Reclame Aqui).

 

Agora, sem mais delongas, as nossas campeãs para o quesito “melhores corretoras de valores para iniciantes”. Não nos esquecemos das distribuidoras de valores também. Fizeram parte desta nossa pesquisa:

CORRETORA DE VALORES

XP Investimentos

4.25

Atendimento

4.00

Custos

3.75

Variedade de Produtos

4.50

CORRETORA DE VALORES

Modalmais

4.00

Atendimento

4.00

Custos

4.75

Variedade de Produtos

3.00

CORRETORA DE VALORES

Guide

4.00

Atendimento

3.50

Custos

3.75

Variedade de Produtos

4.50

CORRETORA DE VALORES

Easynvest

3.75

Atendimento

4.00

Custos

4.00

Variedade de Produtos

3.25

Tanto a XP Investimentos, quanto a Guide, se mostraram plataformas extremamente completas e com alta variedade de produtos, principalmente em renda fixa e fundos de investimentos. A Modalmais não possui tanta diversidade para renda fixa (os CDBs oferecidos por exemplo, são só do Banco Modal), porém, possui o nosso amado Tesouro Direto e taxas de corretagem bem competitivas para quem quer operar ações. Já a Easynvest destaca-se no atendimento e suporte ao cliente, o que pode ser bem importante para quem nunca investiu via corretoras (ou distribuidoras) e ainda tem dúvidas sobre os processos de cadastramento e utilização da plataforma.

Um ponto interessante aqui e que gera muita dúvida entre os investidores mirins é o fato de que, necessariamente, para aplicar no Tesouro Direto por conta própria, sem solicitar ordens ao seu gerente bancário ou assessor de investimentos, você precisará abrir uma conta em uma corretora ou distribuidora.

E aí meu caro investidor, “there is no free lunch” (olha ele aí de novo!). Por mais que você realize as aplicações “on your own” , a corretora ou DTVM (distribuidora de títulos de valores mobiliários) será a sua custodiante. E é assim que o “jogo é jogado”, progredimos muito quando rompemos o relacionamento com os gerentes mas ainda assim os “pedágios” existirão ao longo da nossa jornada de investimentos.

Está aí: as melhores corretoras de valores para iniciantes. Esperamos te ajudar a escolher a melhor de acordo com o seu perfil. Lembre de deixar perguntas e comentários em nossas redes sociais! Nós queremos melhorar continuamente e sua ajuda é essencial para isso.

 

Curtiu?

Compartilhe essa informação nas redes sociais e siga o Gorila!

 


Leia mais no Guia de Corretoras:

Aprenda

Como escolher sua corretora? Como acompanhar seus investimentos? Porquê é importante acompanhar seus investimentos.

Ler mais

Os Melhores

Melhores corretoras para iniciantes, traders, agentes autônomos e as melhores consultorias para investimentos

Ler mais

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Guia de Bancos

Banco Next

Guia de Produtos

Como investir no Tesouro Direto?

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se