Banco Inter - Gorilando

Guia de Bancos

Resenhas

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

Banco Inter

Publicado em - Atualizado em

Elas chegaram contudo e estão conquistando o coração (e o bolso!) dos brasileiros: conheça a fundo as contas digitais e escolha a melhor para o seu perfil! Com vocês, a conta digital do Banco Inter!

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

O antigo Banco Intermedium, é um mineirinho que está dando o que falar! E não é para menos: sem tarifas, sem anuidades sem burocracias – uma conta democrática e completa que está ganhando o coração dos nossos bolsos.

No mercado desde 1994, foi fundado pela família controladora da construtora MRV. Até meados de 2015, a instituição era focada em financiamentos imobiliários e empréstimos consignados, foi nesta época que decidiram explorar o mercado de massas com a oferta das contas digitais.

A estratégia do banco para rentabilizar esse serviço de forma gratuita é uma velha conhecida no mundo do marketing: a chamada venda cruzada. Funciona da seguinte maneira: o cliente se cadastra por causa da conta digital, mas acaba se interessando por um CDB do Banco Inter, um seguro ou crédito consignado, por exemplo. Afinal, como sempre dizemos: “there is no free lunch”…além disso, há uma probabilidade alta da operação acabar não compensando no longo prazo.

O Inter também se tornou o primeiro banco digital a ter ações negociadas na Bolsa de Valores, tamanho foi o seu sucesso. Atualmente, o banco já conta com 2 milhões de clientes, sendo que quase 500 mil contas digitais abertas de janeiro a março deste ano.

E de acordo com o presidente do Inter, João Vitor Menin, a instituição pretende ser o sexto maior banco em números de correntistas até o fim do ano.

Dado isso, vamos ao que interessa:

Vantagens

Praticamente tudo de graça, meu povo! TEDs e saques sem taxas e sem limites mensais, além da oferta de cartão de crédito sem anuidade (serviço opcional, bandeira Mastercard e e modalidades Platinum e Black), débito automático de alguns convênios interessantes (Tim, Sabesp, Copasa, entre outros ), serviços de depósito por emissão de boleto (o que ajuda a economizar na taxa de transferência de quem está te enviando o dindim) e por leitura digital de cheques (basta tirar uma foto do cheque pelo aplicativo).

Tem também o leitor de código de barras (para pagamento de boletos), possibilidade de investimentos pela PAI (Plataforma de Investimentos Inter) com opções para investir a grana em produtos do próprio banco e de terceiros (CDB, Tesouro Direto, LCI, seguros, fundo de previdência privada e afins). Leque de serviços muito completo por um preço extremamente competitivo! E se você aplicar em fundos de investimento dá para receber dinheiro de volta na conta através do Cashback de Fundos. Cashback, aliás, tem sido usado por várias empresas.

Há ainda outros pontos interessantes, como a portabilidade de salário, o Interpag, que é o pagamento ou recebimento de dinheiro por QR Code (tecnologia que vai te economizar alguns cliques), recarga de celular, acesso à conta via desktop (dessa forma, se tiver sem o celular a mão, ainda consegue realizar todas as operação pelo computador mesmo!).

O empreendedor também tem sua vez! O Banco Inter oferece a Conta Digital Pro, uma conta corrente empresarial com recursos similares aos da conta voltada à pessoas físicas. A diferença é que esta conta com alguns serviços exclusivos, como folha de pagamento automática, acesso personalizado por usuário, pagamento de tributos e impostos, entre outros.

Já para quem é MEI o Inter também disponibiliza uma conta corrente gratuita. Não há cobrança de mensalidade e diversos serviços vêm inclusos, como até 100 TEDs mensais gratuitos, até 100 depósitos via boleto por mês, pagar boletos e agendar transferências.

E se quiser presentear alguém é só usar os Gift Cards, que geram créditos para assinaturas do Spotify, Deezer, Looke e jogos de Xbox.

Desvantagens

Desvantagens

Muitas pessoas passaram a descobrir o Banco Inter, em 2018, por causa do vazamento de dados dos clientes. Na ocasião, dados pessoais de 13 mil clientes, como nome completo, CPF, CNPJ e informações bancárias eram vendidas na internet.

O Banco Inter não emite cheques e, assim como outros da categoria, não possui agências bancárias. Assim, os saques só podem ser feitos em caixas da rede Banco 24Horas (o que não é tão ruim, já que essa malha de caixas eletrônicos é bem extensa, você consegue verificar o mais próximo clicando aqui).

O design do aplicativo também poderia ser mais amigável e intuitivo, pois algumas informações não são facilmente encontradas (como o número da agência bancária e conta corrente, por exemplo), mas nada que atrapalhe muito o uso.

O depósito em dinheiro também não é muito funcional, uma vez que só conseguimos fazê-lo via boleto em casas lotéricas ou bancos (dá-lhe filas!). O ideal mesmo seria que todos os caixas eletrônicos da rede 24Horas disponibilizassem o serviço.

Atenção ao dígito verificador da conta: nem todos os bancos conseguem fazer a leitura da mesma forma, além disso, é sempre bom lembrar a quem for realizar alguma transferência para sua conta digital (para não correr o risco de não receber o recurso).

Recentemente o banco lançou conta poupança, porém é mais interessante deixar a grana aplicada no CDB com liquidez diária do próprio Inter que rende bem mais.

Opinião Gorila:

É difícil encontrar concorrente à altura para competir com a conta digital do Banco Inter. Não só pelo preço, como pela facilidade no cadastramento e oferta de serviços (emissão de boletos, automatização de pagamentos, opções de investimento direto na plataforma, entre outros). Esta é uma opção especialmente interessante para quem tem a necessidade de realizar muitas transferências bancárias para outros bancos, já que este é um serviço gratuito e ilimitado (yeah \o/). O que significa que cai como uma luva para quem utiliza diferentes plataformas de investimentos e, portanto, costuma fazer aplicações mensais em mais de uma corretora. Vale deixar um adendo bem importante: caso você decida abrir sua conta no Banco Inter e por alguma razão tenha que cancelar a mesma, a instituição só permite que uma conta seja reaberta após o cancelamento depois do período de carência de 1 ano. Por isso, pense bem para não se arrepender depois.

Confira a Pontuação

Banco

Banco Inter

4.25

Custos

5.00

Cadastramento

4.00

Reclame Aqui

3.50

Navegação

4.00

Curtiu?

Compartilhe essa informação nas redes sociais e siga o Gorila!


Leia mais no Guia de Bancos:

Aprenda

Como escolher uma conta em banco? Conta poupança, investimento e cartão de débito pré pago passo-a-passo.

Ler mais

Os Melhores

Super importante para você que quer saber mais sobre as melhores opções de bancos de acordo com o seu perfil.

Ler mais

Resenhas

Saiba o que você precisa saber para não cair em ciladas: conheça as vantagens e desvantagens do que está em alta no mercado.

Ler mais

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Guia de Bancos

Banco Next

Guia de Produtos

Como investir em Tesouro Direto?

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se