Rebalancear a carteira de investimentos: por que isso é importante? - Gorilando

Artigos

Rebalancear a carteira de investimentos: por que isso é importante?

07/05/2019

Fazer investimentos com frequência é uma rotina necessária para qualquer investidor que deseja acumular patrimônio ao longo do tempo. Durante esta jornada, é imprescindível que o investidor faça aportes com base no seu perfil e no seu planejamento financeiro pessoal.

Atentar-se ao perfil enquanto investidor, ao planejamento financeiro e às oportunidades de investimento disponíveis no mercado – a fim de formar uma carteira de investimentos diversificada, no entanto, não são as únicas tarefas essenciais que devem ser mantidas pelo investidor ao longo do tempo. É preciso ter em mente que o trabalho de composição e manutenção de uma carteira sólida de investimentos requer acompanhamento constante.

Neste contexto, é necessário que o investidor entenda a importância de rebalancear a carteira de investimentos – e que adote esta estratégia para manter seus investimentos equilibrados. Por isso, no artigo de hoje, você descobrirá por que é tão essencial que se faça o rebalanceamento de portfólio e aprenderá a rebalancear sua carteira.

Vamos lá?

A construção da carteira de investimentos

Antes de entender a importância de rebalancear a carteira de investimentos, é fundamental que você compreenda o processo de construção de um portfólio.

Quando um investidor constrói uma carteira diversificada, é comum que se definam um conjunto de aportes – com base em um determinado percentual de investimento ou, ainda, com base nos objetivos particulares do investidor. Seja qual for o caso, o objetivo é manter, a todo momento, uma carteira adequada ao perfil do investidor.

Se você tem um perfil mais conservador, por exemplo, possivelmente irá construir sua carteira de investimentos a partir de produtos de investimento mais seguros, evitando se expor a riscos. Se você tem um perfil mais agressivo, por outro lado, buscará alternativas mais rentáveis – e mais arriscadas – para comporem seu portfólio.

O problema é que, conforme os aportes vão sendo feitos ao longo dos meses e anos, a carteira tende a se afastar dos níveis pré-estabelecidos pelo investidor, seja em relação a percentual alocado em um determinado produto ou conjunto de produtos, seja em relação aos objetivos traçados. E isso é natural – sobretudo por conta das mudanças macro e micro que vão ocorrendo na vida de qualquer pessoa.

É neste momento que se deve pensar em utilizar a estratégia de rebalancear a carteira de investimentos.

A importância do rebalanceamento da carteira

A técnica de rebalanceamento da carteira de investimentos consiste, de maneira geral, em ajustar o percentual dos ativos do portfólio de investimentos aos percentuais determinados em uma estratégia de alocação definida pelo investidor. Esta estratégia também é utilizada para realinhar a carteira de investimentos aos objetivos pessoais do investidor – que vão sendo alterados ao longo do tempo.

O objetivo de rebalancear a carteira de investimentos é, portanto, manter o equilíbrio do portfólio, de acordo com o perfil, estratégia e objetivos do investidor.

Existem, no entanto, diversos outros beneficios do rebalanceamento da carteira de investimentos para o investidor. Uma carteira rebalanceada, por exemplo, permite ao investidor manter uma boa rentabilidade no longo prazo.

Além disso, o hábito de rebalancear a carteira faz com que o investidor consiga enxergar outras oportunidades para composição do seu portfólio – muitas vezes, bastante interessantes – e que não seriam identificadas se o investidor não buscasse rebalancear a carteira periodicamente.

Como rebalancear a carteira e investimentos?

Muitos investidores adotam uma periodicidade para rebalancear a carteira de investimentos. Enquanto alguns procuram identificar melhorias a cada dois ou três meses, outros preferem escolher prazos mais elásticos para rebalanceamento de portfólio – como seis meses ou um ano. Esta periodicidade, portanto, fica a critério do próprio investidor.

Existem, ainda, aqueles que definem um determinado percentual de investimento em cada ativo e que aplicam o rebalanceamento de carteira quando o percentual estabelecido previamente não estiver sendo mantido. O mesmo pode ser dito dos investidores que fazem o rebalanceamento do portfólio a partir dos seus objetivos pessoais – que tendem a se alterar com o tempo.

Seja qual for sua escolha, o rebalanceamento da carteira de investimentos deverá ser realizado a partir da compra e venda de produtos financeiros, a fim de manter os ativos que estão alinhados às suas estratégias e retirar do portfólio aqueles que não fazem mais sentido para sua estratégia, fazendo a troca destes por ativos que melhor se encaixam aos seus objetivos enquanto investidor.

Na hora de rebalancear a carteira de investimentos, no entanto, não se esqueça de avaliar os custos que envolvem a compra e venda de ativos. Analise todas as suas opções e verifique a melhor maneira de fazer o rebalanceamento do portfólio com os menores custos possíveis.

E você, tem o hábito de rebalancear a carteira de investimentos? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas impressões e dúvidas sobre o rebalanceamento do portfólio de investimentos!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

Saiba como funcionam os robôs de investimento

Eles consistem num sistema automatizado de consultoria e gestão de recursos que analisa as necessidades do cliente e monta uma carteira de investimentos ...

Artigos

Tipos de Previdência Privada e Seus Benefícios

O principal objetivo de um fundo de investimento como a previdência privada é garantir uma renda complementar no período de aposentadoria ou em eventual pausa nas atividades remuneradas, sem que, para isso, dependa exclusivamente da previdência do Governo. Ente...

Artigos

Quais são os principais benchmarks dos investimentos

Funcionando como uma referência para acompanhar o resultado das aplicações, CDI, Ibovespa e IPCA figuram entre os mais utilizados no mercado ...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se