Quais são os principais benchmarks dos investimentos - Gorilando

Artigos

Quais são os principais benchmarks dos investimentos


Funcionando como uma referência para acompanhar o resultado das aplicações, CDI, Ibovespa e IPCA figuram entre os mais utilizados no mercado

01/03/2019

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

Primeiramente, precisamos saber que benchmark é uma referência de mercado para que o investidor possa acompanhar se o investimento está indo bem ou mal. Basicamente, ele funciona como uma régua onde você avalia se o resultado da aplicação está como desejado. Lembrou que no Gorila tem um gráfico no qual você observa a rentabilidade do seu patrimônio comparada ao respectivo benckmark?

Então, vamos agora conhecer quais são os principais benchmarks dos investimentos. O CDI (Certificado de Depósito Interbancário), como você já deve ter ouvido falar, é o indicador que melhor representa o mercado de renda fixa, uma vez que sua variação é muito próxima da Selic (a nossa famosa taxa básica de juros). Assim, se você decidir aplicar em CDBs, LCs, LCIs e LCAs, deve ficar de olho no valor do CDI para não ficar no prejuízo.

Já se suas aplicações estão concentradas no mercado de renda variável, como em ações e fundos de ações, você deve ficar atento ao índice Bovespa (Ibovespa). Ele é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3 –  Brasil, Bolsa, Balcão.

No mercado, alguns títulos do Tesouro Direto que utilizam o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) como forma de indexar a rentabilidade dos investimentos e se proteger da inflação. Esse índice mede, mensalmente, o custo de vida de famílias brasileiras com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos, de acordo com cálculo do IBGE. É interessante que os títulos atrelados ao IPCA costumam ser vantajosos para quem deseja investir com segurança, visando um prazo mais longo.

Existem ainda outros índices relacionados aos investimentos como, por exemplo, o IGP-M (voltados para a manutenção do poder de compra referente a um montante financeiro), Ptax (para investimentos atrelados à variação cambial) e o IBrX – Índice Brasil, que avalia o retorno de uma carteira teoricamente composta pelas cem ações mais negociadas na bolsa.

Vale lembrar que há dois tipos de fundos de investimento: os de gestão ativa e os de gestão passiva. A diferença entre eles é que o primeiro visa superar um determinado benchmark enquanto que o segundo busca apenas seguir sua variação.

No Gorila, você consegue controlar investimentos em Renda Fixa, Variável, Fundos Multimercado, Moedas e Criptomoedas e comparar todos eles com os benchmarks. Sabe se o seus investimentos estão batendo o CDI? Descubra aqui!

Viu só como ficou mais fácil acompanhar seus investimentos com ajuda do Gorila? E se você quiser deixar algum recado pode nos chamar no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin!

Curtiu?

Compartilhe essa informação nas redes sociais e siga o Gorila!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

6 Dicas práticas para juntar mais dinheiro no seu dia a dia

Confira 6 dicas práticas para juntar mais dinheiro no seu dia a dia e caminhe a passos mais largos rumo à sua independência financeira...

Artigos

Invisto em poupança, não nego. Posso melhorar?

Sabemos que a poupança é a porta de entrada de muitos investidores, mas será que ela é a melhor opção?...

Artigos

O que é e como funciona o pagamento de dividendos na bolsa de valores?

Descubra o que é e como funciona o pagamento de dividendos na bolsa de valores e saiba como utilizar esta estratégia em prol dos seus investimentos...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se