Perder dinheiro com investimentos: como evitar? - Gorilando

Artigos

Perder dinheiro com investimentos: como evitar?


Nenhum investidor está a salvo de perder dinheiro com seus aportes – sobretudo se eles são realizados sem o devido cuidado e atenção.

04/06/2019

Perder dinheiro com investimentos é um dos maiores medos de qualquer investidor. Afinal de contas, o objetivo principal de todo investidor, seja qual for o investimento em questão, é obter uma boa rentabilidade e fazer o seu dinheiro render, não é mesmo?

A verdade é que nenhum investidor está a salvo de ter perdas com seus aportes – sobretudo se eles são realizados sem o devido cuidado e atenção. Apesar disso, é possível evitar uma série de situações que podem levar você a perder parte ou até o total do seu valor aplicado em um determinado investimento.

É sobre estas situações que podem ser evitadas que falaremos no artigo de hoje. Continue a leitura e descubra como evitar perder dinheiro com investimentos e aumentar as chances de ter melhores retornos sobre seus aportes ao longo do tempo!

Conhecer seu Perfil de Investidor

Conhecer seu perfil de investidor é uma das principais maneiras de evitar perder dinheiro com investimentos. Um investidor que desconhece seu perfil e seu apetite a riscos corre um sério risco de fazer aportes desalinhados à sua tolerância a riscos e aos seus próprios interesses pessoais – o que, quase sempre, resulta em perda financeira.

Existem três tipos de perfil de investidor: o conservador, que não tolera riscos, o moderado, que está disposto a correr algum risco em busca de uma melhor rentabilidade, e o agressivo, que não se importa a correr maiores riscos na busca pela melhor rentabilidade possível em relação aos seus investimentos. Conheça seu perfil clicando aqui.

Agora imagine que você possua um perfil conservador para investimentos e, sem saber disso, resolva investir todo o seu capital disponível em ações. Possivelmente, as oscilações de preços – comuns a este mercado, poderiam lhe gerar um grande temor em perder seu capital investido e até mesmo poderiam levar você a se desfazer de seus investimentos em um momento de baixa do mercado – resultando em grandes perdas financeiras.

Esta situação pode ocorrer de inúmeras maneiras – sempre devido ao desconhecimento do investidor quanto ao seu perfil. Para evitá-las, portanto, é fundamental que você conheça seu perfil enquanto investidor e escolha investimentos alinhados a este perfil estabelecido.

Definir seus Objetivos

Fazer investimentos sem ter objetivos e metas definidas previamente é um dos maiores erros cometidos pelos investidores atualmente. Afinal, sem estabelecer objetivos relacionados aos investimentos realizados, o investidor corre sérios riscos de não se focar corretamente em cada um destes aportes e, consequentemente, fazer más escolhas financeiras.

Para evitar perder dinheiro com investimentos errados, portanto, é fundamental ter em mente quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Defina suas metas e estabeleça prazos para cumpri-las – sempre buscando alinhar sua carteira de investimento e suas escolhas financeiras a cada uma destas metas.

Diversificar seus Investimentos

Você já deve ter ouvido falar que não é recomendado “colocar todos os seus ovos em uma única cesta”, não é mesmo? Esta máxima é altamente valiosa quando o assunto é investimentos.

Colocar todo o seu capital em um único produto de investimento pode levar você a perder dinheiro com seus aportes – seja por conta de eventuais desvalorizações do valor aplicado ou até mesmo devido ao custo de oportunidade.

Além disso, você deve ter em mente que a diversificação de investimentos é uma estratégia fundamental para reduzir riscos da carteira e equilibrar os ganhos dos investimentos. Portanto, se você deseja evitar perder dinheiro com investimentos, considere a diversificação do seu portfólio.

Considerar os Prazos do Investimento

Esquecer de considerar os prazos dos investimentos é uma maneira efetiva de perder dinheiro com seus aportes. Por isso, se o objetivo é fazer bons investimentos e evitar perdas, não deixe de se atentar a estes prazos.

Imagine, por exemplo, uma situação na qual você decide aportar parte do seu capital em um determinado investimento que promete uma excelente rentabilidade anual, tendo como meta resgatar o valor investido em 10 anos. Agora imagine que você não considerou o vencimento do produto e, apenas após o aporte, você descobriu que o valor investido só poderá ser resgatado em um prazo de 20 anos. Um belo problema, não é mesmo?

Para evitar este tipo de situação, é fundamental se atentar ao prazo de resgate os investimentos e eventuais taxas que possam ser aplicadas a um eventual resgate antecipado. Somente com essas informações em mãos você conseguirá escolher os melhores investimentos, alinhados às suas estratégias de investimento, ao seu perfil e aos seus objetivos pessoais.

Ter uma Reserva de Emergência

Ter uma reserva de emergência é um passo importante a ser dado por qualquer um que deseja evitar perder dinheiro com seus investimentos. Isso porque, com uma reserva financeira para emergências devidamente formada, você não correrá o risco de precisar antecipar um investimento antecipadamente – o que poderia gerar uma perda financeira importante.

Além disso, ter uma reserva de emergência formada permitirá que você se concentre melhor na formação da sua carteira de investimentos – focando nos objetivos de curto, médio e longo prazo sem se preocupar tanto com a liquidez dos investimentos.

Se você ainda não tem uma reserva financeira para emergências formada, este é um bom momento para começar a formar a sua!

Agora que você já sabe como evitar perder dinheiro com investimentos, que tal conhecer 5 dicas para fazer um bom planejamento familiar? Clique aqui e saiba mais!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

Investir na bolsa de valores: 9 mitos e verdades

Confira 9 mitos e verdades sobre investir na bolsa de valores e prepare-se para investir de maneira correta no mercado de ações!...

Artigos

5 Dicas de ouro para controlar seu orçamento mensal

Você sabe como controlar seu orçamento mensal? Leia o artigo e descubra como fazer isso sem mistérios e dificuldades e saiba controlar sua vida financeira! ...

Artigos

Descubra como poupar dinheiro

Para estimular as pessoas a prática de poupar dinheiro, empresas oferecem desafios para economizar um valor por determinado período...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se