Participação das mulheres na economia e no mercado financeiro - Gorilando

Artigos

Participação das mulheres na economia e no mercado financeiro


Vem crescendo o número de movimentos liderados por jovens empreendedoras que buscam dar voz e transformar mais mulheres em investidoras

08/03/2019

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

Cada vez mais jovens mulheres se interessam por economia e pelo mercado financeiro, porém, às vezes, temem investir por conta do ambiente ser predominantemente masculino. Segundos dados da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, apenas 23% dos CPFs cadastrados pertencem ao público feminino.

Em apoio à igualdade de gênero, a B3 realizou em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um toque de campainha denominado “Ring the Bell for Gender Equality”. O Gorila acompanhou esse evento, que reuniu outras 42 bolsas de valores do mundo, e é uma iniciativa mundial da SSE – Sustainable Stock Exchanges, com o apoio do Pacto Global, da ONU Mulheres, da IFC – International Finance Corporation e da Federação Mundial de Bolsas (WFE).

Fonte: B3 – evento “Ring the Bell for Gender Equality”

 

Além dessa ação, o cenário vem mudando com a presença de alguns movimentos liderados por jovens empreendedoras que buscam dar voz e transformar mais mulheres em investidoras.

Um exemplo é o Financial Feminism BR, liderado por Elaine Fantini, Mariana Ribeiro e Itali Collini, que visa ampliar a participação das mulheres quando o assunto é dinheiro. O movimento aposta na autonomia financeira das mulheres para a tomada de decisões, que por vezes acabam nas mãos do marido, pai ou irmão. Mariana ainda acaba de lançar, no Dia Internacional das Mulheres, o livro #QUEROSEREUFRASIA, que conta a história de Eufrasia Teixeira Leite, primeira mulher brasileira a investir na bolsa.

Já o Vamos Planejar as Finanças busca ensinar a usar o dinheiro que você já tem e torná-lo mais rentável. A plataforma tem à frente Rejane Tamoto, que é planejadora financeira com a certificação internacional CFP®, além de ser Sócia da FIDUC, empresa de gestão de patrimônio e planejamento financeiro pessoal e familiar e voluntária na Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

A empreendedora e conselheira da ABFintech Monica Saccarelli quer levar educação financeira para milhares de pessoas. Ela é uma das fundadora do Diin, aplicativo para tornar natural e habitual o ato de guardar um pouco de dinheiro frequentemente. Através do celular, a pessoa pode começar a investir em títulos do Tesouro Direto a partir de R$1.

Já Elisa Tawil, do Vieses Femininos, fala sobre investimentos com o público feminino, incluindo toda uma questão histórica de exclusão da mulher dos temas relacionados a finanças e economia. Através dos canais Youtube, Spotify, Soundcloud e itunes, Elisa ainda aborda o fortalecimento da Imagem, protagonismo e liderança pessoal.  

Outro exemplo que ilustra a liderança financeira feminina é a engenheira e gestora da Stoxos Heloísa Cruz. Mãe de três filhos, ela passou a liderar as finanças do casal e atualmente oferece cursos e palestras sobre investimentos e educação financeira.

Criado por Vic Giroto e Aninha Baraldi, o Invista como uma garota é um projeto que aproxima mulheres no começo da carreira de diálogos informais e sem tabu sobre dinheiro, investimentos, orçamento pessoal e questões da mulher no mercado de trabalho. Apaixonadas por educação financeira e economia comportamental, elas encontraram assim uma forma de contribuir ativamente com a causa feminista: A liberdade da mulher passa pela autonomia financeira.  

Ainda há muito o que se conquistar, mas a cada dia mais mulheres tomam coragem e lutam para transformar o mercado financeiro em um ambiente mais amigável para o público feminino.

E continue acompanhando as novidades e se quiser deixar um recado pode ficar à vontade para nos chamar no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin!

Curtiu?

Compartilhe essa informação nas redes sociais e siga o Gorila!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

contas digitais
Guia de Bancos

A Vida, A Morte e a Luz no Fim do Túnel das Contas Digitais

As contas digitais poderiam ser o fim do mundo para as taxas abusivas – SQN! Muito mais do que isso, elas vieram para acabar de vez com os serviços e agências bancárias “as we know it”.  SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST Caros investidores, ...

controlar investimentos
Artigos

Qual a Importância de Controlar Investimentos?

Foi-se o tempo em que a maneira mais eficiente de controlar investimentos era guardar dinheiro debaixo do colchão. Em tempos de tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano, não poderia ser diferente com suas aplicações. Descubra como ter suas finanças na ...

Artigos

5 dicas para fazer um bom planejamento financeiro familiar

Organização e controle das finanças são hábitos indispensáveis para qualquer pessoa que deseja manter-se longe das dívidas ou do descontrole financeiro no dia a dia....

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se