Participação das mulheres na economia e no mercado financeiro - Gorilando

Artigos

Participação das mulheres na economia e no mercado financeiro


Vem crescendo o número de movimentos liderados por jovens empreendedoras que buscam dar voz e transformar mais mulheres em investidoras

08/03/2019

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

Vamos falar hoje sobre mulheres investidoras. Cada vez mais jovens mulheres se interessam por economia e pelo mercado financeiro, porém, às vezes, temem investir por conta do ambiente ser predominantemente masculino. Segundos dados da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, apenas 23% dos CPFs cadastrados são de mulheres investidoras.

Em apoio à igualdade de gênero, a B3 realizou em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um toque de campainha denominado “Ring the Bell for Gender Equality”. O Gorila acompanhou esse evento, que reuniu outras 42 bolsas de valores do mundo, e é uma iniciativa mundial da SSE – Sustainable Stock Exchanges, com o apoio do Pacto Global, da ONU Mulheres, da IFC – International Finance Corporation e da Federação Mundial de Bolsas (WFE).

Fonte: B3 – evento “Ring the Bell for Gender Equality”

Além dessa ação, o cenário vem mudando com a presença de alguns movimentos liderados por jovens empreendedoras que buscam dar voz e transformar mais mulheres em investidoras.

Um exemplo é o Financial Feminism BR, liderado por Elaine Fantini, Mariana Ribeiro e Itali Collini, que visa ampliar a participação das mulheres quando o assunto é dinheiro. O movimento aposta na autonomia financeira das mulheres para a tomada de decisões, que por vezes acabam nas mãos do marido, pai ou irmão. Mariana ainda acaba de lançar, no Dia Internacional das Mulheres, o livro #QUEROSEREUFRASIA, que conta a história de Eufrasia Teixeira Leite, primeira mulher brasileira a investir na bolsa.

Já o Vamos Planejar as Finanças busca ensinar a usar o dinheiro que você já tem e torná-lo mais rentável. A plataforma tem à frente Rejane Tamoto, que é planejadora financeira com a certificação internacional CFP®, além de ser Sócia da FIDUC, empresa de gestão de patrimônio e planejamento financeiro pessoal e familiar e voluntária na Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

A empreendedora e conselheira da ABFintech Monica Saccarelli quer levar educação financeira para milhares de pessoas. Ela é uma das fundadora do Diin, aplicativo para tornar natural e habitual o ato de guardar um pouco de dinheiro frequentemente. Através do celular, a pessoa pode começar a investir em títulos do Tesouro Direto a partir de R$1.

Já Elisa Tawil, do Vieses Femininos, fala sobre investimentos com o público feminino, incluindo toda uma questão histórica de exclusão da mulher dos temas relacionados a finanças e economia. Através dos canais Youtube, Spotify, Soundcloud e itunes, Elisa ainda aborda o fortalecimento da Imagem, protagonismo e liderança pessoal.  

Outro exemplo que ilustra a liderança financeira feminina é a engenheira e gestora da Stoxos Heloísa Cruz. Mãe de três filhos, ela passou a liderar as finanças do casal e atualmente oferece cursos e palestras sobre investimentos e educação financeira.

Criado por Vic Giroto e Aninha Baraldi, o Invista como uma garota é um projeto que aproxima mulheres no começo da carreira de diálogos informais e sem tabu sobre dinheiro, investimentos, orçamento pessoal e questões da mulher no mercado de trabalho. Apaixonadas por educação financeira e economia comportamental, elas encontraram assim uma forma de contribuir ativamente com a causa feminista: A liberdade da mulher passa pela autonomia financeira.  

Ainda há muito o que se conquistar, mas a cada dia mais mulheres tomam coragem e lutam para transformar o mercado financeiro em um ambiente mais amigável para o público feminino. São as mulheres investidoras!

E continue acompanhando as novidades e se quiser deixar um recado pode ficar à vontade para nos chamar no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin!

Curtiu?

Compartilhe o artigo sobre mulheres investidoras nas redes sociais e siga o Gorilando!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

Como declarar Imposto de Renda dos seus investimentos

Com o Informe de Rendimentos em mãos, você seleciona os investimentos em que há cobrança do imposto e os que apenas precisam ser declarados, como poupança, LCA, LCI, CRI e CRA...

Artigos

Como definir metas financeiras de curto, médio e longo prazo?

Definir metas financeiras é essencial para termos um futuro estável e realizar nossos sonhos. Descubra no artigo como fazer isso de forma simples e eficaz! ...

Artigos

O que são LF’s

Letras Financeiras são investimentos com alta rentabilidade destinada a investidores que tenham pelo menos R$ 150 mil para deixar investido por no mínimo dois anos ...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se