Os 5 Maiores Erros na Hora de Investir - Gorilando

Artigos

Os 5 Maiores Erros na Hora de Investir


Confúcio já dizia: “aprender pela experiência é a forma mais amarga”, confira os principais erros cometidos na hora de investir e aprenda como evitá-los!

21/11/2018

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

O Gorila quer ser seu parceiro em toda sua jornada financeira e, para isso, já fizemos uma lista com os 5 mandamentos do investidor de sucesso, agora, chegou o momento de aprender quais são os principais erros cometidos na hora de investir e como evitá-los, confira!

1. Esperar resultados rápidos

Esperar resultados rápidos

Risco é um termo que não deve ser esquecido quando se trata de investimento. Afinal, um dos segredos para se dar bem em suas aplicações é saber como lidar com esse “cara”. Na ânsia de atingir uma rentabilidade rápida, muitas vezes o investidor esquece deste fator,  o que faz com que acabe por meter os pés pelas mãos e tenha perdas significativas. Portanto, paciência! Nada de contar apenas com a sorte e calcule bem os riscos envolvidos.

2. Seguir o “efeito manada”

efeito manada

O efeito manada nada mais é do que agir por impulso e seguir “a onda do momento”, ou seja, ao notar que todo mundo está seguindo a tendência de investir em determinado produto, apostar todas as suas fichas nisso.

Aqui vale a mesma máxima que citamos acima, não esquecer dos riscos envolvidos e sobretudo compreender que não existe investimento totalmente seguro e previsível. Lembre-se da frase de Warren Buffet: “Nunca invista em um negócio que você não entende.”

3. Não traçar a liquidez dos investimentos

liquidez dos investimentos

Traçar um objetivo de acordo com seu perfil e investir dentro deste planejamento é essencial. Por exemplo, suponha que você investiu em um produto financeiro com prazo de vencimento pré-determinado de 5 ou 10 anos, só que nesse meio tempo, acabou precisando resgatar o valor investido.Neste caso, todo o planejamento  foi por água abaixo, já que você poderá ter perdas significativas.

4. Optar somente por produtos isentos de IR

produtos isentos

É mesmo muito atrativo adquirir títulos de renda fixa como LCA e LCI, já que neste caso o CDI oscila próximo à taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. No entanto, vale lembrar que estes são favoráveis somente no curto prazo. Outros papéis como o CDB, por exemplo, costumam ser melhores se o objetivo é um investimento no longo prazo.

Além disso, batemos novamente na tecla da diversificação da sua carteira para equilibrar perdas e ganhos, não somente com relação ao ativo, mas também ao índice que determinada aplicação segue. Por exemplo, os rendimentos do Tesouro, CDB e poupança são medidos pelo CDI, já ações, seguem o índice Bovespa.

5. Não manter um acompanhamento regular

acompanhamento regular

Lembra do artigo que falamos sobre a importância de controlar seus investimentos? Conhecer bem sua carteira e principalmente ter o hábito de acompanhar as mudanças nela, farão com que você consiga enxergar melhor as oportunidades, assim como definir outros tipos de estratégia, se necessário.

Pensando nisso, o Gorila oferece uma plataforma onde você pode acompanhar todos seus investimentos consolidados em um único lugar, com atualização de rentabilidade, cotações e preços, tornando todo o processo muito mais simples e prático.

Agora que você já sabe o que não fazer na hora de investir, que tal começar controlar seus investimentos com o Gorila?

Curtiu?

Compartilhe essa informação nas redes sociais e siga o Gorila!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Guia de Bancos

Banco Inter

Queridinho da galera, o Banco Inter têm sido o mais escolhido pelos entusiastas das Contas Digitais. O motivo é que praticamente todas as operações não tem custo algum. Mas nem tudo são flores, confira a análise do Gorila!...

Guia de Bancos

Banco Neon – Atualizado em 2018

Entre as Contas Digitais mais evidentes do momento está o Banco Neon. Conheça as características, benefícios e o que sentimos falta dentro da proposta da instituição. ...

Artigos

Entenda como funciona o cashback

Várias empresas estão aderindo ao sistema de cashback que devolve uma parte do valor da compra para o cliente utilizar numa outra compra...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se