O que são investimentos em Renda Fixa? - Gorilando

Artigos

O que são investimentos em Renda Fixa?

15/02/2019

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

Definição Chata:

– Renda Fixa – 

De acordo com o Banco Central do Brasil:

É um termo que se refere a qualquer tipo de investimento que possui regras de remuneração definidas no momento da aplicação no título. Essas regras estipulam o prazo e a forma que a remuneração será calculada e paga ao investidor.

Fonte: Wikipedia

Definição Gorila:

– Renda Fixa – 

Além de garantir uma boa rentabilidade, é uma das formas menos voláteis de investir sua grana. Apesar do nome, o que é fixo mesmo é só a regra, já que o rendimento pode variar, mas você já sabe o que esperar na hora do resgate. Entram nessa lista investimentos como CDB, LC, LCI, LCA, LF e Tesouro Direto.

O investimento em Renda Fixa é uma das formas mais seguras de investir o seu dinheiro e garantir uma boa rentabilidade. Apesar do nome, os rendimentos das aplicações em Renda Fixa variam de acordo com o tipo de investimento escolhido. 

Nesse tipo de investimento, as pessoas conhecem ou podem prever a rentabilidade, antes mesmo de realizar a operação. Isso deve ao fato de que a referência dessas aplicações é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) que segue de perto a taxa básica de juros. A gente descobre se um investimento rende bem ou mal comparando o resultado com o CDI.

Sabia que no Brasil a poupança é um dos mais populares investimentos em Renda Fixa? De acordo com a Anbima, 85% dos investidores brasileiros ainda utilizam a poupança. Isso equivale a mais de 62,5 milhões de pessoas!!

Apesar de tão conhecida, a poupança não é mais um tipo de investimento recomendado por conta do seu rendimento ser muito baixo. Só para se ter uma noção, o rendimento anual na poupança é 4,55%. Muito pouco se comparamos com o CDI que é 6,40% ao ano.

Mas há outras formas mais rentáveis de investir em Renda Fixa e garantir um retorno próximo ou superior ao CDI. Você pode aplicar a sua grana em títulos emitidos por bancos, financeiras ou até mesmo pelo governo. Entre as opções desse tipo de investimento estão CDB, LC, LCI, LCA, LF, Tesouro Direto, Debêntures e Fundos.

Mas de que jeito posso investir?

Como existem vários títulos de Renda Fixa, você deve escolher um que tenha mais a ver com o seu perfil, objetivos e até mesmo o momento em que está vivendo. Você já viu aqui no Gorila qual o seu perfil de investidor? Isso pode dar uma ajudada no processo de decidir onde investir seu dinheiro.

Rentabilidades

Existem dois tipos de títulos de Renda Fixa: os pré-fixados e pós-fixados.

Os pré-fixados são aqueles em que o valor do resgate é definido já no momento da aplicação. Ele equivale à soma do valor investido, mais a taxa de juros pré-determinada.

Já no título pós-fixado o investidor só descobre o valor da sua rentabilidade no momento do resgate, uma vez que o rendimento consiste na soma do valor aplicado, mais uma taxa de juros pré-determinada e o desconto da taxa de inflação do período.

Quer acompanhar quanto os seus investimentos em Renda Fixa estão rendendo? Cadastre-se no Gorila e veja de forma clara e descomplicada se os seus investimentos estão batendo o CDI!

Riscos

Apesar de ser um investimento com menos volatilidade se comparado ao Renda Variável, o principal risco seria de crédito, quando a instituição quebra e não tem dinheiro para devolver o empréstimo tomado.

Também tem o risco não-sistêmico (que não está exatamente na mão da empresa tomadora de crédito) e o risco país (incertezas sobre o futuro econômico da nação, inflação futura, desemprego futuro). Todas essas circunstâncias podem influenciar na capacidade do tomador em devolver o dinheiro.

Vale lembrar que investimentos em CDB, LC, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), até o limite de R$ 250 mil.

De olho na colinha do Gorila:

– Investimento em Renda Fixa –

    • Garante boa rentabilidade
    • Oferece menos volatilidade se comparado ao investimento em Renda Variável
    • Oferece títulos pré ou pós-fixado
  • Fazem parte do leque investimentos como poupança, CDB, LC, LCI, LCA, LF, Tesouro Direto, Debêntures e Fundos

Custos

Não podemos esquecer que os investimentos estão sujeitos aos custos. Assim você deve prestar atenção porque eles levam parte da rentabilidade líquida das aplicações.

IOF

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incide sobre os investimentos apenas nos primeiros 30 dias de aplicações.

Portanto, haverá cobrança do tributo se você pedir o resgate nesse período.

Uma dica é aplicar seu din din e só resgatá-lo no vencimento ou o mais próximo dele.

Imposto de Renda

O Imposto de Renda (IR) está presente na maioria dos investimentos de renda fixa, mas segue tabela regressiva de alíquotas. Assim, quanto maior for o prazo menor é o imposto que você vai pagar sobre o investimento em Renda Fixa.

No caso de LCIs e LCAs, por se tratarem de títulos incentivados, há isenção do pagamento de IR.

Período Aplicado: Alíquota de IR:
Até 6 meses (180 dias) 22,5%
De 6 meses a 1 ano (entre 181 e 360 dias) 20%
De 1 a 2 anos (de 361 até 720 dias) 17,5%
Mais de 2 anos (acima de 720 dias) 15%

Alguns investimentos ainda podem ter a taxa de administração, que varia de acordo com o banco ou corretora. Aí precisa pesquisar direitinho e comparar a melhor escolha.

Viu só quanta dica para diversificar sua carteira de investimentos? Em breve vamos postar mais detalhes sobre cada uma dessas aplicações.

Continue acompanhando o Gorila e se quiser deixar algum recado pode nos chamar no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin! Sua opinião conta bastante para nós!

Curtiu?

Compartilhe essa informação nas redes sociais e siga o Gorila!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

LTN
Guia de Produtos

LTN – Letras do Tesouro Nacional

Vamos aos personagens dessa “novela”: nessa modalidade de investimentos é o governo brasileiro que pega emprestado com você – o herói “emprestador de dinheiro”....

Artigos

O que é Equity Crowdfunding

É um tipo de financiamento onde as pessoas se juntam para investir em startups e em troca recebem um percentual da empresa ...

Artigos

A Origem da Bolsa de Valores

Criada em 1531, a Bolsa da Antuérpia, na Bélgica, é considerada a primeira bolsa oficial; já no Brasil, o embrião da B3 surgiu em 1890...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se