O que são ETF's - Gorilando

Artigos

O que são ETF’s


Sigla para Exchange Traded Funds, são fundos que replicam o desempenho de índices, como por exemplo o Ibovespa, e são negociados em Bolsa de Valores

09/05/2019

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

No mercado de ações, você já deve ter ouvido falar em ETF. Mas você sabe realmente o que são ETF´s e como investir? O Gorila vai explicar como funciona e quais as vantagens desse ativo.

Então vamos lá. ETF é a sigla para Exchange Traded Funds, que são fundos que replicam o desempenho de índices, como por exemplo o Ibovespa, e são negociados em Bolsa de Valores. Eles funcionam como se fossem papéis de uma empresa. Assim, ao adquirir uma cota de ETF é como se você comprasse todas as ações da carteira que foi usada como referência.

Uma das vantagens dos ETF´s é ser uma alternativa para quem está iniciando em ações ou investidores que querem diversificar a carteira através da gestão passiva. Gestão passiva?

Sim, ao invés de você investir em uma ação específica e tomar as decisões sobre ela é o gestor do fundo quem administra o investimento e decide o que comprar ou vender.

Quando surgiu o ETF

Os ETF´s surgiram nos Estados Unidos no final da década de 80 e ganharam popularidade no mundo. No Brasil, o primeiro ETF foi lançado em 2004 e hoje são oferecidos 15 tipos dele na B3.

Cada ETF possui um índice de referência de ações reconhecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Entre os mais populares estão o BOVA 11, baseado no Ibovespa, BRAX11 que se baseia no Índice Brasil (IBrX 100) e o SMAL11 é um ETF baseado no índice Small Cap. Por um acaso você sabe o que são Small Caps? Confira o que escrevemos lá no site do André Bona.

Cotas

É interessante que as cotas do ETF são negociadas na B3 de forma semelhante às ações. Ao adquirir tais cotas, o investidor, indiretamente, passa a deter todas as ações da carteira teórica do índice, sem ter que comprá-las separadamente no mercado. Isso resulta numa maior rapidez e eficiência na hora de diversificar os investimentos.

Vantagem

Os ETF´s costumam ter uma taxa de administração menor do que os fundos de ações tradicionais. Além disso, com apenas uma transação, os ETFs proporcionam o investimento em uma carteira diversificada de ações. A vantagem é que isso reduz o risco de concentração e caso uma ação caia muito não impacte tanto o fundo.

Por ser um rendimento de renda variável, não é possível prever quando o investidor obterá. Porém, alguns fundos possuem ações que pagam dividendos que, como já explicamos por aqui, é um dos Eventos da Carteira onde uma empresa repassa parte do seu lucro para os acionistas. Geralmente esse valor fica com o gestor do fundo, que por sua vez deve reinvestir a quantia em mais ações.

Riscos

Como todo investimento não está livre de riscos, dependendo de uma participação ruim da empresa pode refletir no desempenho do índice, e consequentemente, no do ETF. Há também o risco de liquidez das cotas de alguns ETF´s e o risco na variação do preço das ações que compõem o índice.

Custos

Ao investir em ETF é preciso estar atento que podem ser cobradas taxas de administração, de corretagem, de custódia e de emolumentos. Além disso, ao vender um ETF você precisa pagar Imposto de Renda de 15% sobre o lucro.

Por fim, a transparência é outro fator presente nos ETF´s. O investidor pode acompanhar as alterações e saber a qualquer momento como está a composição da carteira teórica de ações. Todas essas informações sobre as negociações estão no site da B3 e possibilitam a comparação imediata entre o valor de um ETF e seu respectivo índice de referência.

E na plataforma do Gorila você acompanha a rentabilidade do ETF e dos outros ativos que estão na sua carteira de investimentos.

Curtiu?

Compartilha essa informação com os amigos e não deixe de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

Os 5 Maiores Erros na Hora de Investir

A escalada de sucesso de um bom investidor passa por erros e acertos. No entanto, podemos aprender com as experiências de quem já se aventurou no mercado e assim evitar erros básicos. Confira! ...

Artigos

O que é e como funciona o pagamento de dividendos na bolsa de valores?

Descubra o que é e como funciona o pagamento de dividendos na bolsa de valores e saiba como utilizar esta estratégia em prol dos seus investimentos...

Artigos

Como evitar dívidas do cartão de crédito? Confira 8 passos simples!

Descubra agora como evitar dívidas do cartão de crédito em 8 passos simples e saiba como manter suas finanças sempre organizadas!...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se