O que influencia o mercado de ações? - Gorilando

Artigos

O que influencia o mercado de ações?


O preço das ações está relacionado aos fatores macroeconômicos, como a taxa de inflação e crescimento da economia, além do desempenho da empresa

26/03/2019

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

Quando se fala em investir na bolsa, muitos brasileiros logo temem perder dinheiro por não conhecerem como funciona o mercado de ações. Aquela oscilação que as ações sofrem ao longo do dia pode impressionar, mas com o tempo aliado ao conhecimento isso se torna uma maneira lucrativa do seu patrimônio multiplicar. Porém é preciso analisar o que influencia as ações para então investir.

Recentemente, o índice Ibovespa pela primeira vez atingiu 100 mil pontos. Isso é reflexo do número de pessoas que tem experimentado investir em ações. Somente em janeiro, a B3 ganhou 45 mil novos investidores pessoas físicas, sendo que o total já contabiliza 858 mil investidores.

Uau! 100 mil pontos. Então quer dizer que é seguro? Hummm não é bem assim. Primeiro é preciso entender que por ser um tipo de investimento em renda variável, como o próprio nome já diz, a rentabilidade pode variar. É por causa da volatilidade no mercado de ações que acontece aquele sobe e desce da bolsa. Só para se ter ideia, na mesma semana em que a B3 alcançou o recorde histórico, ela fechou a sexta-feira (22/3) em 93.735 pontos – uma queda de 5,45% em apenas 5 dias.

Como diminuir os riscos na Bolsa?

É importante estudar e pesquisar onde e em qual ação deseja investir. O primeiro passo é analisar uma empresa nas perspectivas qualitativas e quantitativas em relação ao negócio, como por exemplo números que indiquem o desempenho em termos de operação, lucratividade e gestão. O valor de uma ação deve buscar traduzir isso: qual é a qualidade da empresa que estou buscando ser sócio?

No mercado de ações também é preciso ter atenção sobre os fatores macroeconômicos, como por exemplo a instabilidade do cenário político-econômico e a taxa de inflação. Quando há um maior crescimento da economia, em geral tem-se um maior lucro nas empresas e, consequentemente, isso se reflete em uma alta no preço das ações negociadas. Já quando a taxa de inflação está elevada e o consumo diminui ocorre o inverso.

Sempre é bom lembrar que as ações representam o valor presente dos fluxos de caixa futuros de uma empresa e, consequentemente, o lucro dos acionistas vem dessa valorização das ações. Assim quanto maior for o crescimento, ou perspectiva, de lucros e de patrimônio da empresa, mais a ação valerá.

Eventos imprevisíveis e o impacto nas ações?

Outro fator que também influencia o valor são mudanças no preço das matérias-primas, na legislação ou mesmo escândalos ou acidentes de grandes proporções envolvendo a empresa. Como por exemplo a tragédia este ano na barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, a Operação Carne Fraca ou a Delação da JBS. Inclusive dentro do app do Gorila, na ferramenta de relatórios, você pode conferir como esses tipos de eventos impactaram sua carteira.

Alterações no mercado externo também podem influenciar o mercado de ações brasileiro, uma vez que boa parte dos compradores de ações são estrangeiros. Isso resulta numa maior pressão de alta sobre o preço dos ativos.

E não é só no Brasil que acontece toda essa oscilação na bolsa. Em fevereiro, os noticiários trouxeram a informação de que as ações da Nike nos Estados Unidos perderam US$ 1 bilhão em valor após tênis de Zion Williamson, uma das promessas do basquete, rasgar durante o jogo da liga esportiva universitária. Impressionante, né?

É extremamente importante ficar de olho no benchmark das ações (Ibovespa) para ver se o seu investimento está performando melhor (preferivelmente) ou pior do que o mercado. A partir disso é que você pode fazer os ajustes necessários para render ainda mais seu patrimônio.

E através do Gorila você consegue acompanhar todas suas aplicações automaticamente com facilidade e clareza.  

Curtiu?

Aproveite para compartilhar este artigo com os amigos e siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

O que é Equity Crowdfunding

É um tipo de financiamento onde as pessoas se juntam para investir em startups e em troca recebem um percentual da empresa ...

Artigos

O que são investimentos em Renda Fixa?

Garantindo uma boa rentabilidade, investimentos em renda fixa são aplicações menos voláteis tendo diversas opções para investir o seu dinheiro....

Artigos

A Origem da Bolsa de Valores

Criada em 1531, a Bolsa da Antuérpia, na Bélgica, é considerada a primeira bolsa oficial; já no Brasil, o embrião da B3 surgiu em 1890...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se