Investir na bolsa de valores: 9 mitos e verdades - Gorilando

Artigos

Investir na bolsa de valores: 9 mitos e verdades

02/07/2019

Quem tem interesse em ver seu dinheiro render sabe muito bem que investir na bolsa de valores é uma das maneiras mais conhecidas para isso. Por causa de filmes como “O Lobo de Wall Street” é normal acreditar que investidores multiplicam seu dinheiro rapidamente. Porém, isso não é verdade. 

O mercado acionário, por mais que muitos tenham noção de sua existência, é ainda bastante mal entendido. Por isso, várias inverdades são compartilhadas e os fatos acabam sendo ofuscados. 

Está interessado em investir na bolsa de valores? Então conheça agora 9 mitos e verdades sobre o assunto para não ser pego de surpresa! 

Acompanhe!

1. Investir na bolsa de valores traz retorno sem esforço

Essa afirmação é uma das mais ouvidas quando se fala em mercado de ações. Entretanto, é um mito! Aportes na bolsa de valores é um investimento que pode ser feito em casa ou outro lugar, mas isso não significa que você não terá que se esforçar.

Para ter sucesso e uma boa rentabilidade, é necessário muito estudo e dedicação. Deve-se ler muito e sempre estar atento ao desenvolvimento do mercado financeiro. 

É interessante, por exemplo, fazer cursos para aprender a estudar o mercado, acompanhar análises de especialistas e sempre estar atento às notícias sobre economia e finanças.

2. Comprar ações na bolsa atrai dinheiro rápido

Além de pensar que investimento em ações é algo que pode ser feito sem esforço, também imaginam que o dinheiro se multiplica rapidamente. Infelizmente, é apenas mais um mito. 

O dinheiro não chegará rapidamente e não virá em quantias altas! Por isso, muitos se frustram logo no início quando percebem que essa história não é da forma como dizem.

Por mais lucrativo e interessante que o mercado de ações seja, deve-se entender que é necessário paciência. Portanto, sempre acompanhe as mudanças no mercado, assim você saberá se preparar para as oscilações e entenderá o melhor momento para comprar ou vender ações.

3. A bolsa de valores deve ser vista como um investimento de longo prazo

Isto é verdade. Ações são aplicações de renda variável e, em razão disso, sofrem com as influências do mercado e seus valores mudam conforme crises ou momentos de alta. Compreender isso é importante para que o investidor não se desanime, principalmente em momentos que pode acabar perdendo dinheiro. 

Quando se compra ações de boas empresas com o objetivo de obter lucro no longo prazo, as chances de se ter sucesso são boas. Mesmo que haja quedas e mudanças no curto prazo, as chances de essas ações se valorizarem no decorrer dos anos são altas, pois as empresas tendem a crescer. 

Como sofrem com altas e baixas, se você precisar vendê-las na pressa, poderá perder dinheiro.

4. Quem quer investir na bolsa não pode ter medo de se arriscar

Assim como qualquer investimento, aplicações nas bolsas de valores também oferecem riscos. Como dito anteriormente, é uma forma de renda variável, que sofre com as oscilações do mercado. Por isso, essa afirmação está correta.

Como as variações são inevitáveis, pessoas com perfis mais conservadoras ou que não suportam a ideia de perder dinheiro podem acabar evitando esse tipo de inversão. Por isso, ressalta-se a importância de se ter paciência e entender o mercado, pois ter quedas nos valores das ações pode ser inevitável. 

Nesses momentos, não se desespere! Caso contrário, poderá tomar medidas mal pensadas. 

5. Só investe na bolsa quem tem muito dinheiro

Além de acreditarem que somente especialistas ou quem tem conhecimento sobre o assunto podem investir, muitas pessoas também pensam que só quem é rico é que pode comprar ações na bolsa de valores. Por mais que não seja ideal aplicar pouco dinheiro, é possível sim abrir mão de pouca quantidade de dinheiro para iniciar nesse mercado.

Geralmente, quem tem interesse na bolsa acaba aplicando uma boa quantia e tem um perfil mais arrojado. Se o seu interesse não é empregar uma quantia ideal, há muitos outros tipos de investimentos que podem ser feitos com valores bastante acessíveis.

6. A queda na bolsa de valores pode ser terrível

As palavras “baixa”, “queda” ou “decair” geralmente são vistas como algo negativo. Quem não entende sobre como o mercado de ações funciona, logo pensa que isso é algo horrível para os investidores.

É mito. A verdade é que quando o mercado sofre uma queda, esse momento pode ser perfeito para comprar ações com preços mais baixos e vendê-las em momentos de alta e ter bons rendimentos.

7. Quem investe na bolsa pode perder todo o seu dinheiro

Ninguém gosta de perder dinheiro. Ter medo de colocar uma determinada quantia em algo que oscila é um dos maiores medos de quem quer aumentar seus lucros. Porém, é difícil uma pessoa falir ou perder tudo.

Esta afirmação, portanto, não chega a ser um mito. Porém, se você for um investidor preparado, dificilmente alocará todo o seu capital em um único investimento – e, desta forma, dificilmente verá todo o seu capital se esvair a partir de um investimento que deu errado.

Portanto, para evitar perder todo o seu dinheiro ao fazer uma má escolha na bolsa de valores, procure diversificar seus investimentos. Componha uma carteira de ações sólida, faça escolhas conscientes e invista em boas empresas. Desta forma, será quase nula a chance de você perder todo o capital investido.

8. Para ganhar na bolsa, é preciso ter sorte

Não é raro pessoas imaginarem que investimentos na bolsa de valores é que nem ir a um cassino ou apostar em jogos de azar. Quem pensa dessa forma deve parar agora mesmo, pois não é a sorte que define os ganhos ou perdas nesse mercado, mas sim, a paciência e muito estudo. 

Por mais que não dependa da sorte, uma boa pesquisa sobre as perspectivas e lucros da empresa que você deseja comprar as ações é importante. Saiba onde você colocará seu dinheiro. 

Este é, portanto, mais um mito sobre investir na bolsa de valores que deve ser superado pelo investidor.

9. Quem quer investir deve acompanhar diariamente o mercado

Você deve sempre estar atualizado, mas não é necessário acompanhar as mudanças nas finanças diariamente – principalmente quando se fala de investimentos no longo prazo. Se uma ação sobe ou despenca no dia seguinte, isso não fará diferença, pois o objetivo é ter os lucros no longo prazo. Apenas quem opera com ações no curto prazo é que precisa analisar a bolsa diariamente.

Como você pode perceber, há muitos mitos sobre investir na bolsa de valores. E, por isso, o conhecimento sobre o mercado de ações é absolutamente necessário para quem deseja fazer bons investimentos e ter sucesso na bolsa de valores.

Sendo assim, tenha em mente que investir na bolsa pode ser uma ótima maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você. Porém, se o seu perfil é adequado para este investimento, deve-se ter paciência, muita vontade de estudar sobre o assunto e um bom conhecimento sobre o funcionamento do mercado. 

Somente desta forma você não ficará preso a mitos sobre o tema e poderá alcançar o sucesso esperado ao longo do tempo!
Agora que você conheceu alguns mitos e verdades sobre o assunto, que tal conhecer os primeiros passos para investir no Tesouro Direto?

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

#Top10 Podcasts Sobre Finanças e Investimentos

Funcionando como uma espécie de programa de rádio online, os podcasts nada mais são do que mais uma forma prática de consumir conteúdo na hora que desejar....

controlar investimentos
Artigos

Qual a Importância de Controlar Investimentos?

Foi-se o tempo em que a maneira mais eficiente de controlar investimentos era guardar dinheiro debaixo do colchão. Em tempos de tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano, não poderia ser diferente com suas aplicações. Descubra como ter suas finanças na ...

Artigos

Como se Divide o Mercado Financeiro

Sempre em pauta nos jornais e portais de notícias, o tema mercado financeiro pode parecer um tanto complicado de compreender a princípio, já que têm-se a ideia errada de que ele está ligado somente à Bolsa de Valores. Na verdade, ele faz parte de todo um sist...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se