O que é e como funciona o pagamento de dividendos na bolsa de valores? - Gorilando

Artigos

O que é e como funciona o pagamento de dividendos na bolsa de valores?


Descubra o que é e como funciona o pagamento de dividendos na bolsa de valores e saiba como utilizar esta estratégia em prol dos seus investimentos

16/07/2019

Você sabia que é possível receber periodicamente um prêmio por ser sócio de uma empresa? Sim, isso é possível graças ao pagamento de dividendos aos acionistas de uma empresa listada em bolsa de valores.

Apesar de bastante interessante, a estratégia de investir em ações que pagam dividendos não é conhecida por todos os investidores. Por isso, o artigo de hoje tem como objetivo explicar a você o que é e como funciona o pagamento de dividendos no mercado de ações.

Continue a leitura para entender como funciona o pagamento destes dividendos ao ter ações de uma empresa de capital aberto e saiba como você pode se beneficiar deste movimento!

As estratégias na bolsa de valores

Como você já deve saber, a venda de ações no mercado é a maneira que empresas em forma de sociedade anônima captam recursos para seu crescimento e desenvolvimento negocial, vendendo assim uma participação no seu patrimônio.

O investidor por sua vez, ao adquirir ações de uma empresa, o faz motivado por diferentes estratégias.

Se o objetivo é especular e apostar em uma subida ou descida de determinada ação, a partir de uma distorção no preço do ativo, o investidor pode fazer o uso da análise técnica para tomar sua decisão de investimento.

Ao manter a intenção de se tornar sócio da empresa e participar de seus resultados no longo prazo, contudo, os investidores, de maneira geral, buscam o auxílio da análise fundamentalista para verificar se um aporte vale ou não a pena. 

É neste contexto do investimento por fundamentos que o investidor pode também optar por fazer seus aportes visando, além da valorização da ação, o ganho de parte do lucro obtido pela empresa da qual é sócio. Esta distribuição, portanto, é realizada a partir do pagamento de dividendos.

O que são os dividendos?

Os dividendos, como você já sabe, são uma remuneração ao acionista proveniente da distribuição do lucro de uma empresa.  As formas mais comuns de distribuir estes lucros aos acionistas são por meio de dividendos ou na forma de Juros Sobre Capital Próprio (JCP).  

No caso do pagamento de JCP, a distribuição é tratada como despesa para a empresa, incidindo ao investidor que o recebe, o imposto de renda. E é este detalhe que diferencia o JCP dos dividendos.

As decisões de periodicidade de pagamento e forma como dividendos ou juros sobre capital próprio são pagos são tomadas pelo conselho ou diretoria da empresa distribuidora em assembleia.

Como funciona o pagamento de dividendos aos investidores da bolsa?

Você pode receber os dividendos em dinheiro ou ações – aumentando a quantidade de ações proporcionalmente ao lucro dividido. Eles são pagos geralmente de forma trimestral, semestral ou anualmente aos acionistas das companhias.

Uma vantagem é que o dividendo é isento da cobrança de imposto de renda para pessoa física, pois a empresa efetua a dedução do Imposto de Renda antes de distribuir os lucros. É importante que você também saiba que, no Brasil, é comum que no mínimo 25% do lucro líquido do exercício deve ser distribuído aos acionistas.

Os investidores que buscam investir em ações visando o pagamento de dividendos precisa, ainda, ficar atento a algumas datas importantes para o recebimento destes proventos:

  • Data Ex: Data a partir da qual a aquisição das ações pelo investidor não dará direito ao recebimento do próximo dividendo da companhia. Desta data em diante a ação está sendo negociada ex-dividendo até o pagamento a que ela se refere.
  • Data de Pagamento: Data efetiva do pagamento dos dividendos. O preço da ação em mercado após o recebimento do dividendo (preço Ex – dividendo) fica, teoricamente, reduzido no valor do benefício concedido.

Como recebeu o benefício, isso não significa, portanto, que o acionista perdeu com a queda do preço da ação.

Vale destacar que as empresas mantêm em seus sites, nas áreas de relações com investidores, dados sobre a distribuição de dividendos. Aqui no Gorila na ferramenta “Eventos da Carteira” você também consegue conferir o pagamento de dividendos. 

Verifique nos sites das empresas das quais você possui ação ou que tem interesse e veja como é a política de remuneração ao acionista daquela companhia.  Muitas vezes, você poderá até mesmo descobrir que têm direito a receber proventos e nem mesmo sabe disso!

Como saber se uma empresa é boa pagadora de dividendos?

E como saber qual empresa é boa pagadora de dividendos? A verdade é que existe um índice que nos mostra qual retorno que o investidor tem de rendimento em relação ao preço da ação: o Dividend Yield.

Dividend yield, ou cash yield, é um cálculo composto da divisão da quantidade de dividendos pagos pela companhia sobre do valor da ação dela em determinado período. Funciona da seguinte maneira:

Dividendo pago pela ação / Preço da ação no mercado

Assim, quanto maior o Dividend Yield de uma empresa, melhor pagadora de dividendo ela é.

A Bolsa de Valores, B3, inclusive, divulga o IDIV – um índice com uma carteira teórica que indica o desempenho médio das cotações dos ativos das empresas que se destacaram em termos de remuneração dos investidores, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio.

IDIV X IBOV

Se você investe em ações e tem interesse em conferir o desempenho das companhias que pagam e que não pagam dividendos, vale a pena acompanhar o desempenho do Ibovespa e do IDIV durante determinados períodos.

No comparativo de empresas que pagam bons dividendos (IDIV) versus empresas mais negociadas na bolsa (Ibovespa), é possível verificar, que, nos últimos anos, o IDIV vem ganhando do IBOV quanto ao desempenho da carteira.

Além disso, é correto afirmar que empresas que distribuem maiores dividendos tendem a ser menos voláteis na bolsa e destinam menos ao reinvestimento por já serem robustas, ficando menos suscetíveis ao mercado.

Vale a pena investir para receber dividendos?

Considerando que um investidor tem o objetivo de ter cada vez mais retorno de seus investimentos, buscar investir com foco em recebimento de dividendos pode fazer muito sentido. Afinal, ele receberá um dinheiro com o qual terá oportunidade de reinvestir, aumentando sua carteira, ou até mesmo viver de renda, no futuro.

Isso porque, ao se pensar no longo prazo, o recebimento de dividendos incrementa a renda recebida pelo investidor, sendo uma fonte de renda relevante ao longo do tempo. Se você tem um perfil de investidor mais arrojado e deseja investir na bolsa, procure saber mais sobre o pagamento de dividendos e verifique se esta estratégia está alinhada aos seus objetivos.

O importante, contudo, é você saber que é plenamente possível ganhar além dos rendimentos das ações! Quer saber mais sobre investimentos? Então continue aprendendo sobre como acumular dinheiro para viver de renda passiva!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

Os 5 Maiores Erros na Hora de Investir

A escalada de sucesso de um bom investidor passa por erros e acertos. No entanto, podemos aprender com as experiências de quem já se aventurou no mercado e assim evitar erros básicos. Confira! ...

Artigos

Entenda a diferença entre contas digitais e contas de pagamento

Todas são acessadas pela internet, porém as contas digitais contam com proteção do FGC e as contas de pagamento não tem garantia dos recursos....

Artigos

Entenda o papel do Fundo Garantidor de Crédito

Ao fazer investimento, é essa entidade que garante ao investidor que o seu capital esteja assegurado quando aplicado em instituição financeira...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se