Entenda como funciona o cashback - Gorilando

Artigos

Entenda como funciona o cashback


Várias empresas estão aderindo ao sistema de cashback que devolve uma parte do valor da compra para o cliente utilizar numa outra compra

27/06/2019

Presente há alguns anos no Brasil, o cashback pode ser entendido, seguindo a tradução, como “dinheiro de volta”. Assim, quando você faz uma compra é possível receber uma parte do valor de volta. Bacana, né?

Essa modalidade de recompensa já é bastante utilizada nos Estados Unidos. Agora, várias empresas brasileiras estão buscando atrair e fidelizar os clientes em troca de benefícios.

O cashback tem um mecanismo similar ao programa de milhagens, mas com a diferença que o benefício aparece em bônus ou em dinheiro na conta corrente do cliente – não em pontuação. Outra vantagem é que esse dinheiro não tem data para expirar, ao contrário do que acontece com as milhas. 

Para começar a usar o cashback é preciso se cadastrar em uma plataforma que trabalhe com o sistema. Quando o consumidor começa a fazer compras o dinheiro do cashback passa a ser acumulado em uma conta virtual – também conhecida como “e-wallets”.

É interessante ficar de olho já que o montante varia de acordo com o preço dos produtos e a porcentagem de cashback oferecida pela loja, que pode ficar entre 1% e 50% do valor total da compra.

Aí, quanto mais compras são feitas, mais dinheiro vai sendo recuperado até atingir o valor mínimo para receber a quantia de volta em sua conta corrente. Geralmente, em torno de R$ 20 já dá para resgatar. 

 Há dois meios principais de receber o dinheiro de volta do cashback. A mais clássica é através do uso de sites e aplicativos, que redirecionam o consumidor para as lojas associadas. Também é possível fazer compras em lojas físicas, parceiras de uma determinada plataforma, e então solicitar o benefício do cashback no local mesmo. 

Confira agora a seleção que o Gorila fez com algumas empresas e aplicativos que dispõem de cashback: 

Méliuz 

Criada em 2011, a Méliuz é uma empresa brasileira que disponibiliza na sua plataforma alguns cupons de desconto em lojas virtuais e oferece a opção do cashback. A companhia foi a primeira a atuar no país e tem parceria com 1.600 lojas online e 2.500 lojas físicas. O cashback vem direto na conta bancária do consumidor.

Beblue

O Beblue é uma startup brasileira em que o usuário pode baixar o aplicativo, fazer o cadastro e receber parte do valor das suas compras de volta. A empresa tem parceria com 5 mil lojas físicas situadas em Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal. A forma de devolução é bônus em reais para compras futuras.

Poup

Há pouco tempo fizemos a resenha sobre o banco Digio (confira aqui) e falamos sobre o Poup, programa que oferece o benefício do cashback, além de cupons de desconto e outras ofertas. Dá para fazer comprar em lojas como Americanas, Amazon, Carrefour, Natura e Netshoes e receber reembolso que varia de 0,5% a 20% do valor do produto ou serviço. 

PicPay

Já o PicPay é um aplicativo de pagamento que serve tanto para pagar pessoas quanto estabelecimentos. O sistema de cashback no app funciona a partir de algum pagamento feito, em que você recebe uma porcentagem mínima do valor retirado da sua conta. Com isso, é possível ganhar dinheiro até mesmo quando você está gastando. É legal que o valor economizado fica de saldo na sua carteira e pode ser utilizado para pagar outras pessoas, contas e boletos ou transferir esse cash para algum amigo. 

Outras empresas que oferecem cashback

Não é difícil receber notificações do Rappi anunciando o cashback em algumas compras, lojas de roupa retornando uma quantia na compra pela internet ou o app Ame Digital onde você paga suas compras em sites como Americanas ou Submarino e ganha cashback. Viu só como o modelo de recompensa vem crescendo?

E você já utilizou algum desses sistemas de cashback? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar a matéria com os amigos nas redes sociais do Gorila: Facebook, Instagram, Twitter ou Linkedin!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

Descubra como poupar dinheiro

Para estimular as pessoas a prática de poupar dinheiro, empresas oferecem desafios para economizar um valor por determinado período...

Artigos

Top 5 Cursos de Investimento

Antes de investir, uma forma de conhecer o mercado financeiros e os produtos disponíveis para cada perfil é através dos cursos ...

Artigos

5 Resoluções de Ano Novo para Cuidar Melhor do seu Dinheiro em 2019

Boa parte das pessoas costuma fazer ao menos uma resolução de ano novo, principalmente quando o assunto é finanças. Talvez poupar mais, cortar alguns gastos, aumentar a renda. Mas nem sempre é fácil colocar tudo em prática e chegar no final do ano seguinte c...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se