Entenda a diferença entre contas digitais e contas de pagamento - Gorilando

Artigos

Entenda a diferença entre contas digitais e contas de pagamento


Todas são acessadas pela internet, porém as contas digitais contam com proteção do FGC e as contas de pagamento não tem garantia dos recursos.

12/09/2019

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

Você já deve ter percebido que cada vez mais surgem bancos digitais e novas formas de fazer pagamento, né? Nem sempre percebemos a diferença entre contas digitais e contas de pagamento. Aliás, você possui alguma delas? Neste artigo, vamos explicar como é que funciona cada um desses sistemas para você não fazer confusão na hora de optar por algum. 

Na hora de guardar nosso dinheiro, podemos abrir uma simples conta corrente. É aquela tradicional feita em um banco onde dá para receber nosso salário, pagar contas e fazer depósitos, pagando é claro alguma tarifa. Ou então é possível escolher ter uma conta digital.

Contas digitais

As contas digitais são contas vinculadas aos bancos e tem como principal característica permitir movimentação exclusiva por canais de autoatendimento, como internet banking, aplicativo e caixa eletrônico. 

Seguindo regulamentação do Banco Central do Brasil, elas têm todas as operações e os investimentos contam com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Já explicamos a função do FGC. Lembra? Ele é um fundo que garante aos clientes a devolução de valores depositados caso a instituição financeira tenha algum problema. 

Hoje em dia, é possível citar Banco Inter, Banco Agibank, Banco Original e Next como forma de contas digitais.  

Conta de Serviços Essenciais

Sabia que a Conta Digital ou Conta de Serviços Essenciais é, na prática, uma conta corrente que atende à resolução 3.919/2010 do Banco Central? Os bancos são obrigados a oferecer um pacote básico de conta corrente para quem quiser, isentando o cliente da maior parte das tarifas. Porém, se o correntista for até uma agência é que vai ser cobrado o serviço prestado. 

Geralmente os bancos gostam de divulgar esse tipo de conta e nem permitem que o cliente migre para essa modalidade. Como esse tipo de conta só pode ser movimentada por meios eletrônicos, ela ganhou o apelido de “conta digital” por alguns bancos. Na prática, ela ainda é uma conta corrente com a diferença de ter um pacote específico de serviços.

Há algum tempo, grandes bancos como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil descontinuaram suas contas digitais gratuitas, reduzindo ainda mais as opções para quem busca serviços bancários sem custo. A sorte é que surgiram os bancos digitais para dar um alívio no bolso. 

Contas de pagamento

Já a conta de pagamento é uma conta que pode ser utilizada pelo cliente para a realização de saques, pagamentos de contas e pagamentos de transações realizadas por cartões de débito ou crédito, ou para a realização de transferências entre contas (TED e DOC).

Geralmente oferecidas por fintechs, as contas de pagamento tem a função de facilitar a vidas de seus clientes e não possuem agências físicas. Tanto que tudo o que é relacionado a ela, desde a abertura, operações e relacionamento entre cliente e instituição, pode ser feito digitalmente. Demais, né? 

Há opções de contas de pagamento pré-pagas ou pós-pagas. A diferença é que na conta pós-paga não é preciso ter um valor prévio depositado na conta e aí entra em cena a função do crédito. Você compra com cartão sem dinheiro e só na data de vencimento quita a fatura. 

Atenção: os recursos mantidos em contas de pagamento não respondem diretamente por nenhuma obrigação da instituição de pagamento. Isto significa que não há proteção da sua grana lá. Essa é a principal diferença entre contas digitais e contas de pagamento. Estar conectada ou não Sistema Brasileiro de Pagamentos (SPB). 

Alguns dos exemplos de fintechs com contas de pagamento é o Neon e o Social Bank. Já fizemos, inclusive, resenha sobre essas e outras contas. Confira no nosso Guia de Bancos

NuConta

NuConta pode ser considerada uma conta de pagamento autorizada. Ela não tem tarifas de manutenção e o dinheiro rende todos os dias a uma taxa maior do que a poupança. Recentemente, o Nubank passou a oferecer a possibilidade de que os novos depósitos feitos na NuConta sejam em aplicações em Recibos de Depósito Bancário (RDB) do Nubank – um investimento de renda fixa de baixo risco e que possui a proteção do FGC.  

Você deve se perguntar porque só agora, né? Antes, a NuConta não tinha cobertura FGC porque o dinheiro depositado era aplicado em títulos públicos. 

Viu só como não faltam opções de onde deixar seu dinheiro e utilizar os inúmeros serviços? E depois quando você investe é só contratar com tranquilidade a rentabilidade do seu patrimônio com o Gorila

Curtiu?

Aproveite para compartilhar essas informações com os amigos através das nossas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter ou Linkedin!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

5 aplicativos para ajudar você a organizar as finanças

Organizar as finanças pessoais é o primeiro passo para quem deseja manter um bom planejamento financeiro e investir corretamente o seu dinheiro. Nesse artigo mostramos 5 aplicativos que permitem um controle financeiro prático e sem dificuldades no dia a dia....

Artigos

O que são investimentos em Renda Fixa?

Garantindo uma boa rentabilidade, investimentos em renda fixa são aplicações menos voláteis tendo diversas opções para investir o seu dinheiro....

Artigos

Participação das mulheres na economia e no mercado financeiro

Vem crescendo o número de movimentos liderados por jovens empreendedoras que buscam dar voz e transformar mais mulheres em investidoras ...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se