Conheça opções de investimento para os filhos - Gorilando

Artigos

Conheça opções de investimento para os filhos


O Gorila resolveu dar uma mãozinha para quem quer fazer um investimento pensando nos filhos. As opções vão além da clássica poupança.

10/10/2019

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

O Gorila resolveu dar uma mãozinha para quem já quer planejar fazer um investimento para os filhos. As dicas valem também para os que querem guardar uma graninha a longo prazo pensando nos netos, sobrinhos e afins.   

Muitas pessoas podem lembrar que os pais costumavam abrir uma conta na caderneta de poupança já pensando no futuro da criança, não é mesmo? O dinheiro poderia então ser usado para pagar a faculdade, fazer um intercâmbio ou comprar um carro quando chegasse aos 18 anos.    

É interessante dizer que dá para adquirir investimentos por meio de uma conta em nome da sua criança ou não. Geralmente, títulos públicos e previdência privada estão entre os investimentos mais recomendados quando quer fazer uma reserva para os pequenos.  

Confira abaixo essa e outras opções de investimento para os filhos: 

Poupança

A clássica poupança figura entre um dos mais tradicionais investimentos feitos pelos brasileiros. E quando um bebê vem a caminho ela pode ser uma opção para guardar mensalmente uma quantia para a criança. 

A possibilidade de programar depósitos mensais automáticos pode ser um estímulo extra para poupar. Caso não tenha disciplina, tem até alguns desafios pela internet para estimular esse hábito. Veja aqui

Se de um lado ela é isenta de Imposto de Renda e conta com garantia do FGC, de outro a rentabilidade da poupança é de apenas 70% da Selic mais a taxa referencial (TR). Vale lembrar que hoje a Selic está em 5,5% ao ano. 

Tesouro Direto

Outra opção de investimento para os filhos é aplicar no Tesouro Direto. Os títulos públicos consistem numa forma de empréstimo ao governo. Após o prazo fixado você receberá seu dinheiro acrescido de juros. Esse é um investimento de bairro risco assim como a poupança. 

Existem alguns tipos de títulos que podem ser escolhidos de acordo com a estratégia e prazo. 

Tesouro Selic: títulos cujos rendimentos variam de acordo com a Taxa Selic;

Tesouro Prefixado: títulos com taxa de juros fixada no momento da compra;

Tesouro IPCA+: tem sua taxa de juros variável, vinculada à variação do IPCA. 

Confira mais detalhes no artigo que escrevemos sobre Tesouro Direto

Fundos de investimento

Funcionando como uma espécie de condomínio, nos fundos de investimentos as pessoas aplicam sua grana e um gestor especializado é que escolhe os papéis para comprar. Há opções como fundo de investimento de renda fixa, de ações e multimercados. 

É preciso definir a estratégia e acompanhar a rentabilidade ao longo do tempo para fazer algum ajuste, quando necessário no investimento para os filhos. 

No geral, tente economizar nem que seja R$ 100 por mês. Pode parecer pouco no início, mas o acumulado vai se tornar uma boa quantia. Ah, e depois pense que entra em ação o poder dos juros compostos a longo prazo. 

CDB

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Ele é uma forma de empréstimo do dinheiro de pessoas físicas aos bancos. Na maioria das vezes o juros do CDB são pós-fixados, ou seja, eles mudam de acordo com a variação de uma taxa. 

A rentabilidade dos títulos está atrelada à taxa CDI, que é calculada a partir de uma média entre todas as taxas de negociação utilizadas pelos bancos ao longo de cada dia. Uma vantagem é que o CDB pode ser feito diretamente com seu banco. 

Previdência privada

Quando se fala em previdência privada logo vem a mente aposentadoria, não é mesmo? Porém, vários bancos contam com planos de previdência voltados para o público infantil. Dá, inclusive, para programar investimentos mensais automáticos. 

Há várias opções de resgate dos recursos, como por exemplo a possibilidade de sacar tudo de uma vez. Isso pode ser bem útil quando o filho completar 18 anos. 

Existem dois planos de previdência privada: PGBL e VGBL. A diferença entre eles é que no Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), é possível deduzir as contribuições da base de cálculo do imposto de renda na declaração de ajuste anual. Veja mais detalhes sobre os planos aqui

O Gorila alerta que alguns planos têm carências ou estabelecem multas em caso de resgate antes do tempo. Por isso fique atento porque caso tire o dinheiro antes do prazo pode comprometer a rentabilidade do investimento. 

Planejamento 

Para ter um futuro mais tranquilo o importante é pensar que não precisa esperar ter muito dinheiro sobrando. Se tiver a disciplina de investir um pouquinho todos os meses durante a infância e adolescência do seu filho ele terá uma boa quantia quanto completar a maioridade. 

Isso dá uma forcinha para realizar algum sonho dele e você terá um pouco mais de tranquilidade. É preciso pensar a longo prazo. Quando não nos damos conta o tempo passa voando e as crianças crescem. 

Depois de escolher seus investimentos, o Gorila te ajuda a acompanhar a rentabilidade dos seus ativos de um jeito simples e descomplicado.

Curtiu o artigo?

Aproveita para compartilhar este artigo com os amigos que estejam precisando dessa forcinha para planejar o futuro dos filhos. Já conhece nossas redes sociais? É só seguir o Gorila no  Facebook, Instagram, Twitter ou Linkedin!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

7 principais taxas cobradas na hora de investir

Conheça 7 principais taxas cobradas para investir seu dinheiro e prepare-se ainda melhor para fazer seus investimentos no mercado financeiro. ...

Guia de Bancos

Agibank

O Agibank não ganhou apenas um novo nome, agora é possível, além de ir até os pontos físicos do banco para a abertura de conta entre outros serviços, fazer tudo isso somente pelo App. Confira a resenha do Gorila e tire suas próprias conclusões! ...

Guia de Bancos

Banco Original

Com uma boa plataforma de investimentos, o Banco Original é mais uma alternativa das Contas Digitais existentes no mercado. Veja o que o Gorila achou! ...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se