Como fazer um orçamento doméstico eficiente - Gorilando

Artigos

Como fazer um orçamento doméstico eficiente


Descubra agora como fazer um orçamento doméstico e organize suas finanças de maneira muito mais simples e eficiente!

10/09/2019

A família tem grande importância em nossa cultura. Por isso, devemos lutar para que todos tenham uma vida tranquila e o bem estar preservado – principalmente o financeiro. Mas como garantir isso? Existem muitas atitudes que você pode tomar para o bem da sua família. Uma delas é, sem dúvidas fazer um orçamento doméstico eficiente.

É esse planejamento que irá garantir que toda a família viva bem, alcance suas metas e construa um futuro melhor. Quer aprender a fazer um excelente orçamento doméstico? Então leia o artigo e aprenda a elaborá-lo com mais eficiência!

Orçamento doméstico: entenda a importância

Por mais que muitos entendam a família como um “porto seguro”, a verdade é que, em certos momentos, devemos enxergá-la como uma empresa. Mesmo que todos desejem o bem estar de cada um, ninguém conseguiria alcançar as metas do grupo sem ter os outros alinhados aos mesmos planos.

Um orçamento familiar é importante para que todos estejam cientes dos planos e trabalhem de forma conjunta para alcançá-los. Assim, todos colaboram entre si para que tudo ande conforme as regras estabelecidas.

Como fazer um orçamento doméstico eficiente?

Fazer um planejamento familiar não é difícil, mas também não é tão simples como se imagina. Para realizá-lo de maneira mais eficiente e tranquila, confira as dicas abaixo e siga os 5 passos que compartilharemos a seguir:

Converse com a família

O primeiro passo é sentar com todos os integrantes da família e definir todos os gastos e o montante que entra todos os meses. Analise exatamente tudo o que saiu de dinheiro da conta e identifique para onde os ganhos estão indo.

Neste processo, é fundamental que todos os integrantes da família contribuam com esta análise. Incentive todos a começar este controle e faça disso um hábito familiar – muito saudável, inclusive.

Organize as finanças

Sabia que cerca de 64,5% das famílias brasileiras estão endividadas? Por isso, saber se planejar e organizar as finanças é essencial para não fazer todos viverem em prol de pagamento de contas e boletos.

Logo após a primeira conversa, portanto, a família deve organizar todas as suas contas o mais rápido que conseguir. Se estiver endividada demais, o ideal seria tentar negociar todas as dívidas possíveis.

Veja o que pode ser diminuído, extinguindo de vez ou substituído. Procure adequar o seu orçamento à sua realidade e jamais gaste mais do que recebe.

Mantenha um controle financeiro

Agora, anote todos os gastos fixos, como contas de luz e aluguel. Anote também todos os gastos variáveis, como passeios e almoços fora de casa.

Registre toda a receita corrente – como o salário – e as eventuais, como o dinheiro recebido de trabalhos como freelancer, por exemplo.

Não deixe passar nada e faça isso em conjunto com toda a família. Desta forma, todos saberão o valor que entra e sai todo mês – e poderão ajudar no controle do dinheiro.

Defina as metas

Fazer um orçamento sem ter metas não faz sentido. Aliás, falar para os integrantes da família que devem cortar gastos para, simplesmente economizar, não fará com que apoiem os objetivos. Por isso, defina metas de curto, médio e longo prazo.

Metas de curto prazo pode ser algo como trocar de carro, fazer uma pequena obra na casa ou uma pequena viagem em família. Geralmente são planejadas para serem executadas entre 1 e 2 anos.

As de médio prazo são definidas para realizarem-se entre 3 e 5 anos. Pode envolver uma viagem internacional com a família ou um curso de pós-graduação, por exemplo.

Objetivos de longo prazo serāo executados entre 6 e 10 anos ou mais. Pode incluir pagar um curso superior para alguém da família, trocar de residência, entre outros.

Cada família deve planejar o que deseja ter como conquistas futuras. Vale ressaltar, no entanto, que metas de curto, médio e longo prazo não precisam, necessariamente, obedecer os tempos acima.

Economize

Um orçamento doméstico eficiente deve permitir que a família economize. É esse dinheiro que sobra no final do mês que ajudará cada integrante a alcançar seus objetivos financeiros.

Tenha em mente que os objetivos de curto, médio e longo prazo devem ser perseguidos mês a mês. E nada melhor do que economizar uma parte do dinheiro mensal da família para transformar estas metas em realidade, não é mesmo? Tem até desafios na internet para que você consiga poupar. Veja aqui.

Isso não significa, no entanto, reduzir o padrão de vida familiar. Para que a família não sinta diferença em relação ao estilo de vida que levava antes, por exemplo, vale a pena ser criativo.

Planeje passeios e momentos em família que lhe façam gastar menos dinheiro ou aproveite para fazer atividades gratuitas, como passear em parques públicos, por exemplo. Nas nossas mídias, o #GorilaRecomenda também sempre traz dicas de passeios bem acessíveis. Já reparou?

Aprenda a investir

A falta de educação financeira faz com que cerca de 58% dos brasileiros não invistam financeiramente. Os poucos que investem, utilizam a poupança – um dos produtos que menos traz rentabilidade. 

Se você não quer ser enquadrado nessa estatística, precisa logo mudar sua mentalidade e a mentalidade do resto da família!

Feito o orçamento doméstico, você perceberá que ficará muito mais fácil alcançar metas financeiras diversas, como fazer uma viagem, trocar de carro e até mesmo preparar a aposentadoria.

Para isso, no entanto, é fundamental saber também investir corretamente e alocar o dinheiro em investimentos que estejam alinhados aos seus objetivos e às metas pessoais de curto, médio e longo prazo.

Portanto, eduque-se financeiramente para fazer as economias da família se multiplicarem ao longo do tempo. Se puder inserir toda a família nesse aprendizado, melhor ainda!

Leia sobre o assunto, conheça as oportunidades de investimento e comece a fazer seus aportes! E não se esqueça que a educação financeira é a chave para que um planejamento familiar continue dando êxito!

Conclusão

Fazer um orçamento doméstico eficiente irá demandar tempo, esforço e comprometimento de todos os familiares para que dê certo. No início pode ser difícil, pois certos hábitos e vícios precisam ser modificados para que os objetivos sejam alcançados, mas você consegue chegar lá!

Portanto, se você ainda não organizou seu orçamento, comece agora mesmo a colocar as finanças da família em ordem e dê o primeiro passo para investir mais e melhor e alcançar todos os seus sonhos financeiros!

E você, ficou com alguma dúvida sobre como fazer um orçamento familiar? Então compartilhe o texto com o resto da família pelas redes do Gorila:  Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

Crédito como forma de investimento

Ao invés de emprestar sua grana para o banco ou governo, o investidor pode obter lucro emprestando seu dinheiro às empresas ou pessoas ...

Artigos

Como declarar Imposto de Renda dos seus investimentos

Com o Informe de Rendimentos em mãos, você seleciona os investimentos em que há cobrança do imposto e os que apenas precisam ser declarados, como poupança, LCA, LCI, CRI e CRA...

Artigos

Confira como foi o evento do Warren Summit 2019

Gorila esteve presente nos dois dias do evento Warren Summit, que buscou debater a relação relação entre as pessoas e o dinheiro...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se