A Origem da Bolsa de Valores - Gorilando

Artigos

A Origem da Bolsa de Valores


Criada em 1531, a Bolsa da Antuérpia, na Bélgica, é considerada a primeira bolsa oficial; já no Brasil, o embrião da B3 surgiu em 1890

26/04/2019

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

A origem da Bolsa de Valores vai bem mais longe do que você pode imaginar. As primeiras bolsas surgiram em meados do século XV e até o século XVII as funções se resumiam à compra e venda de moedas, letras de câmbio e metais preciosos.

Nessa época, o co­mércio de papéis deixou de ser reali­zado ao ar livre, nas ruas e calçadas, e passou a ter uma sede própria. Foi num edifício de propriedade da fa­mília Van der Buerse, em Bruges, em 1285, que um conjunto de pes­soas influentes, como mercadores, armadores e agentes de câmbio se reuniam periodicamente para fazer operações financeiras entre si.

É interessante que a palavra bolsa, no sentido comercial e financeiro tem origem no fim do século XIII do nome da família de nobres belgas, os Van der Burse, cujo brasão de armas eram três bolsas.

Como as casas em Bruges não tinham números, elas eram conhecidas pelo dese­nho que traziam. Por isso, a casa era conhecida como a casa das bolsas. Assim, por extensão, em todas as regiões os locais onde se realizavam transa­ções comerciais começaram a ser chamados de Bolsa.

Primeira Bolsa

Criada em 1531, a Bolsa da Antuérpia, na Bélgica, é considerada a primeira bolsa oficial e era baseada na negociação de empréstimos. Porém, a primeira ação comercializada em uma bolsa de valores que se tem registro pertenceu à Companhia Holandesa das Índias Orientais e foi negociada em 1602, na Bolsa de Amsterdã.

Para assegurar uma maior proteção da sua economia, a Inglaterra, em 1571, criou a Bolsa de Londres (Royal Exchange). Já nos Estados Unidos, foi só em 1792 que surgiu a Bolsa de Nova York.

Criação da Bolsa no Brasil

Sabia que a Bolsa já tem mais de 100 anos no Brasil? O então Ministro da Fazenda Alves Branco iniciou, em 1843, uma política econômica de caráter fiscal para suprir financeiramente a estrutura do Estado, criando assim a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro para a negociação dos títulos públicos. Já em 23 de agosto de 1890, o presidente Emílio Rangel Pestana fundou a Bolsa Livre, que foi o embrião da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Até meados da década de 1960, eram 27 bolsas de valores em todo o Brasil, sendo que o grande mercado de ações se concentrava na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ). Porém, por conta dos efeitos da crise econômica de 1970, com o crash durante o governo militar, a BVRJ começou a perder espaço gradativamente para a Bovespa.

Foi no ano 2000 que São Paulo e Rio de Janeiro comandaram um acordo de integração das nove bolsas de valores brasileiras ativas: Bovespa, Bolsa do Rio, de Minas-Espírito Santo-Brasília, do Extremo Sul, de Santos, da Bahia-Sergipe-Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Paraná e a Bolsa Regional.

A partir disso, as ações de companhias abertas e os títulos privados seriam todos negociados na Bovespa. A Bolsa do Rio, por sua vez, ficaria encarregada do mercado eletrônico de títulos públicos.

Em 26 de março de 2008 a Bovespa anunciou oficialmente o início do processo de fusão com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, nome da nova instituição que surgiu com a fusão, se tornou uma das maiores do mundo em valor de mercado na época.

Modernização da Bolsa

Ao longo do tempo, a imagem que marcou a cabeça de muitos investidores era o tradicional pregão viva-voz com toda a gritaria no saguão da bolsa com a negociação de compra e venda das ações.  

A partir de 2009, a B3 passou por um processo de modernização. Com isso, o operador que atendia o telefone para executar a ação acabou perdendo o lugar e a tarefa hoje em dia é feita por meio de terminais instalados nas corretoras de valores.

Importância

Operando sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, a B3 –  Brasil, Bolsa, Balcão é o principal mercado de negociação de ações das empresas existentes no Brasil.  Além disso, em 2017, era a quinta maior bolsa de mercado de capitais e financeiro do mundo.

E você já investe na Bolsa? Utilizando a plataforma do Gorila você acompanha a rentabilidade dos seus ativos de uma forma simples e automática. E se você quiser saber mais sobre os Eventos Corporativos que acontecem na sua carteira de investimentos dá uma olhada nesse artigo.

Aproveite para compartilhar essas informações com os amigos através das nossas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter ou Linkedin!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Banco Next
Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

Como escolher o melhor fundo de investimento para sua carteira?

Descubra o que é preciso para escolher o melhor fundo de investimento para sua carteira e aprenda a tomar decisões mais assertivas quanto aos seus investimentos ...

Artigos

#Top10 Podcasts Sobre Finanças e Investimentos

Funcionando como uma espécie de programa de rádio online, os podcasts nada mais são do que mais uma forma prática de consumir conteúdo na hora que desejar....

Artigos

Rebalancear a carteira de investimentos: por que isso é importante?

Entenda por que rebalancear a carteira de investimentos é importante e saiba como fazer o rebalanceamento do seu portfólio sem dificuldades...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se