8 dicas para começar a investir agora mesmo! - Gorilando

Artigos

8 dicas para começar a investir agora mesmo!


É preciso estabelecer objetivos, estudar os tipos de investimento disponíveis, além de descobrir o seu perfil de investidor

10/04/2019

Dar os primeiros passos no mundo dos investimentos é um desafio para muita gente – principalmente pelo fato de, no Brasil, a educação financeira não ser ainda tão disseminada entre a população. Apesar disso, começar a investir não é nenhum bicho de sete cabeças.

Com paciência, dedicação e estudo, qualquer pessoa pode realizar seus primeiros investimentos e, aos poucos, construir um bom patrimônio. Algumas dicas, no entanto, podem ser muito úteis neste primeiro momento.

Para ajudar você a dar este passo tão importante rumo à sua tranquilidade financeira, listarei no artigo de hoje 8 dicas para começar a investir agora mesmo e desbravar este maravilhoso mundo do mercado financeiro sem tantas dificuldades.

Confira!

1. Estabeleça objetivos

O primeiro passo para começar a investir com qualidade e solidez no mercado financeiro é estabelecer objetivos. Defina metas e coloque prazos para a conclusão de cada um destes objetivos.

Uma dica para estabelecer objetivos com eficiência é focar em três prazos: curto, médio e longo prazo – pode ser, por exemplo, uma viagem para o próximo ano, a troca de um carro ou até mesmo a compra da casa própria. A partir daí, você conseguirá identificar os melhores produtos de investimento para ajudar você a alcançar cada uma das metas definidas.

Sente junto de sua família e trace estes objetivos em conjunto. Desta maneira, ficará muito mais fácil escolher os investimentos que irão compor sua carteira de investimentos.

2. Estude os investimentos

Definidos os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, é o momento de apostar na educação financeira. Procure conhecer a fundo o mercado financeiro, estude os produtos de investimento disponíveis – sejam renda fixa e renda variável – e os prós e contras de cada decisão de investimento.

Acompanhe blogs e canais sobre finanças e investimentos no YouTube, leia livros sobre o mercado ou mesmo busque por cursos educativos – que podem, muitas vezes, agregar muito ao seu conhecimento.

A partir deste estudo mais aprofundado, você conseguirá avaliar de maneira muito mais assertiva as opções de investimento e estará mais preparado para tomar as melhores decisões na hora de começar a investir.

3. Conheça seu perfil de investidor

Antes de fazer seu primeiro aporte, não deixe de conhecer seu perfil de investidor. Afinal, é a partir desta informação que você conseguirá mensurar seu apetite a risco para investimentos – que irá balizar suas escolhas de investimento.

O perfil de um investidor pode ser conservador, moderado ou agressivo (arrojado). O investidor conservador é aquele que tem aversão a riscos e prefere investir em produtos mais seguros, mesmo que eles ofereçam uma rentabilidade mais baixa.

Já o investidor moderado é aquele que tem um apetite um pouco maior a riscos – escolhendo alguns investimentos mais arriscados, que lhe ofereçam a possibilidade de conseguir um pouco mais de rentabilidade para compor sua carteira de investimentos. O investidor agressivo, por outro lado, está disposto a correr mais riscos em busca da melhor rentabilidade possível.

Conhecer o seu perfil de investimentos, portanto, é um passo essencial para começar a investir agora com muito mais segurança.

4. Tenha um planejamento

Para começar a investir da maneira correta, é imprescindível que o investidor tenha um planejamento estabelecido. A falta de planejamento, inclusive, é o pior erro que um investidor pode cometer em qualquer fase dos investimentos.

Se você já estabeleceu seus objetivos, planeje-se financeiramente para investir com freqüência e aumentar seus aportes sempre que possível. Lembre-se que só será possível acumular patrimônio se você mantiver o hábito de investir sempre.

Além disso, você deve ter em mente que as chances de perder dinheiro com investimentos ou de fazer um aporte ruim é sempre menor quando você sabe onde quer chegar e está preparado – e educado financeiramente – para fazer suas escolhas de investimento.

5. Escolha uma boa instituição financeira

Uma outra dica importante para começar a investir agora e da melhor maneira possível é se atentar à escolha da instituição financeira pela qual você dará início aos seus aportes.

Na hora de fazer sua escolha, procure verificar as instituições que lhe ofereçam um serviço de qualidade, taxas justas, um atendimento eficiente, uma plataforma de investimentos de fácil acesso e uso e boas ferramentas para lhe auxiliar na hora de investir – que podem fazer uma grande diferença no dia a dia o investidor.

6. Atente-se à diversificação (ou não) dos investimentos

Diversificar a carteira de investimentos é premissa básica para qualquer investidor que deseja reduzir sua exposição a riscos e melhorar a rentabilidade dos seus investimentos. É importante, porém, que o investidor entenda que nem sempre é possível construir uma carteira diversificada no início dos investimentos.

Se o seu capital inicial para investimentos for pequeno, procure concentrar-se nas aplicações contínuas, que permitam a você acumular dinheiro com maior simplicidade – abrindo espaço, no futuro, para que você consiga formar um portfólio de investimentos diversificado.

7. Não desista!

Muitas pessoas desistem pouco tempo depois de começar a investir. Os motivos são muitos: dificuldades de compreender o mercado financeiro em um primeiro momento, falta de vontade de buscar maiores informações para investir ou até mesmo por problemas para organizar-se financeiramente e separar um valor mensal para aportes.

Investir não é uma tarefa simples, mas com dedicação, planejamento e empenho é plenamente possível manter os aportes freqüentes e aumentar seu patrimônio ao longo dos anos. Por isso, não desista jamais de fazer suas aplicações!

Persista, estude, comece a investir e mantenha uma boa freqüência de aportes. Com comprometimento em economizar, poupar e investir dinheiro você colherá muitos resultados positivos dos seus investimentos no futuro!

8. Controle seus investimentos

Após dar os primeiros passos no mercado financeiro e começar a investir, não deixe de controlar os seus investimentos durante e após a construção do seu portfólio de investimentos. Uma boa maneira de realizar esta tarefa sem dificuldades é utilizar ferramentas de controle dos investimentos.

Não se esqueça nunca que o controle dos investimentos, assim como o controle financeiro, serão sempre fundamentais nesta jornada de acumulação de patrimônio!


O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

O que são investimentos em Renda Fixa?

Garantindo uma boa rentabilidade, são aplicações menos voláteis tendo diversas opções para investir o seu dinheiro como em CDB, LC, LCI, LCA, LF e Tesouro Direto ...

LTN
Guia de Produtos

LTN – Letras do Tesouro Nacional

Vamos aos personagens dessa “novela”: nessa modalidade de investimentos é o governo brasileiro que pega emprestado com você – o herói “emprestador de dinheiro”....

Artigos

Invisto em poupança, não nego. Posso melhorar?

Sabemos que a poupança é a porta de entrada de muitos investidores, mas será que ela é a melhor opção?...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se