6 Dicas práticas para juntar mais dinheiro no seu dia a dia - Gorilando

Artigos

6 Dicas práticas para juntar mais dinheiro no seu dia a dia

30/07/2019

Quem consegue juntar mais dinheiro aproveita inúmeras vantagens, como se aproximar da realização de seus sonhos materiais e ter mais liberdade para fazer escolhas, não é mesmo? Mas o que fazer quando não sobra quase nada no banco depois de pagar as contas do mês?

Muitas pessoas têm a visão de que poupar dinheiro é uma tarefa difícil — às vezes, quase impossível. Mas esse é um grande mito que precisa ser questionado. Na verdade, algumas atitudes simples podem mudar significativamente a sua vida financeira.

Então, que tal ter um passo a passo que vai fazer toda a diferença no seu dia a dia? Confira as dicas deste post e saiba como juntar mais dinheiro e caminhar a passos mais largos rumo à sua independência financeira!

1. Saiba como estão as suas finanças

A tarefa de juntar mais dinheiro parece, de fato, bem complicada quando não há um diagnóstico eficaz de como estão finanças pessoais atualmente. Afinal, como saber o que precisa ser mudado sem ter informações precisas sobre a sua renda e os seus gastos nos últimos meses?

Por isso, avaliar o orçamento é o primeiro passo para ser capaz de organizá-lo e aumentar suas reservas financeiras. Comece registrando o quanto você ganha por mês, assim como todas as suas contas fixas. Depois, anote os gastos variáveis (nesse ponto, vale a pena observar os extratos dos cartões para identificar seu padrão de consumo).

Esses registros vão permitir que você analise a situação atual e tome decisões mais conscientes no futuro. É importante lembrar que, caso exista alguma dívida, isso também deve ser registrado — e o mais indicado é priorizar o pagamento dela, já que o endividamento é um dos maiores vilões do controle financeiro.

2. Veja em que é possível economizar

A etapa anterior torna todas as outras mais fáceis. Como segundo passo, você vai avaliar os seus gastos registrados e ver quais deles podem ser reduzidos ou mesmo cortados do seu orçamento. Essa é a estratégia principal para conseguir juntar mais dinheiro.

As formas de economia são muito pessoais, já que dependem das suas preferências. Então, a dica é refletir bastante sobre isso e eleger as suas prioridades. 

Por exemplo, se você considera que frequentar bons restaurantes é essencial para sua qualidade de vida, outros custos podem ser manejados para manter esse gasto.

Ou seja, não é preciso deixar toda a sua felicidade de lado para economizar. Pelo contrário, essa análise financeira ajuda a diminuir os custos menos relevantes para ter condições de priorizar o que é importante para você. Confira algumas dicas para fazer isso:

  • adaptar a rotina para cozinhar mais vezes em casa;
  • adotar programas de lazer gratuitos ou mais baratos;
  • cancelar serviços que são subutilizados (como TV a cabo);
  • buscar contas bancárias e cartões de crédito sem taxa;
  • aproveitar promoções quando desejar adquirir produtos, viajar etc.

3. Anote tudo o que gasta

A tarefa de registrar os seus gastos não deve ficar apenas no primeiro passo da organização financeira. Além de servir para o diagnóstico das suas finanças, ela deve se tornar um hábito na sua vida. Existem aplicativos que facilitam isso, permitindo que você anote o valor logo que fizer uma compra ou pagamento.

Essa atitude é útil de várias maneiras. Uma delas é por funcionar como um estímulo para evitar gastos impulsivos. Isso acontece porque, como você sabe que vai precisar registrar tudo, as decisões de compras passam a ser mais conscientes.

Outra utilidade dessa atitude é acompanhar de perto o seu orçamento. Ao avaliar que fugiu um pouco do controle financeiro em determinada semana, você pode compensar com mais economia nos dias seguintes. Esse acompanhamento também aumenta sua motivação ao perceber que está cumprindo o plano e vendo sobrar mais dinheiro na conta.

4. Planeje as suas compras

Excluindo as contas fixas, os gastos realizados com compras costumam estar entre os mais volumosos em um orçamento. Isso significa que é preciso olhar para eles se o seu objetivo é economizar. Mas como fazer isso?

A melhor estratégia é planejar as suas compras. Levar uma lista ao supermercado já é um hábito de muitos brasileiros, por que não fazer isso em outras categorias também? 

Você pode manter um registro com todos os itens que precisa adquirir. Então, vai ficar mais atento para buscar promoções e encontrar o melhor custo-benefício neles.

É importante, ainda, avaliar se o que você deseja é realmente necessário e se a aquisição pode ser adiada. Quando não puder, lembre-se de fazer uma comparação de preços e pesquisar muito. Dessa maneira, é possível economizar bastante.

5. Estabeleça metas para juntar mais dinheiro

Até aqui, você conferiu dicas de economia. Entretanto, existe um cuidado indispensável para coordenar as suas ações e manter o foco: a determinação de objetivos financeiros. Poupar dinheiro de acordo com metas específicas é muito mais fácil.

Portanto, é interessante separar um tempo para definir suas metas. Reflita, por exemplo, no quanto você pretende poupar por mês.  O valor especificado serve como um guia do seu planejamento financeiro. Ou seja, é possível organizar melhor as escolhas a partir dele.

Outro cuidado interessante é o de pensar em objetivos para o dinheiro que está sendo poupado. Quais são os seus planos para ele?  

Trocar de carro, fazer uma viagem, compor uma reserva financeira que ofereça mais liberdade a você no futuro? Deixar isso claro ajuda a manter o compromisso e a motivação.

6. Invista o valor poupado

Por fim, uma das maneiras de juntar mais dinheiro é investindo. Deixar o valor poupado na conta-corrente ou poupança não é o mais indicado, já que ele não rende como poderia e, pior, fica de fácil acesso para a realização de gastos por impulso.

A melhor opção, sem dúvida, é buscar investimentos que protejam a quantia e sejam rentáveis. Afinal, isso permite que o dinheiro se multiplique pela ação dos juros — o que significa que você vai conseguir um montante ainda maior do que o que economizou.

Para saber onde investir é preciso ponderar sobre seus objetivos e o prazo em que você precisa do dinheiro. Uma coisa é certa: seguindo essas dicas de economia e encontrando boas opções de investimentos, é possível organizar a sua vida financeira e juntar muito mais dinheiro!

E então, gostou deste post? Conheça os melhores podcasts de finanças pessoais para continuar estudando o assunto!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

O que são Eventos Corporativos

Periodicamente, o acionista recebe a distribuição de parte do lucro das empresas, como por exemplo através de dividendos e JSCP...

5 mandamentos do investidor de sucesso
Artigos

Os 5 Mandamentos do Investidor de Sucesso

Uma vez que tenha adentrado no universo dos investimentos, o próximo passo é entender de que forma tornar a prática ainda mais lucrativa e interessante. Alguns hábitos de investidores de sucesso podem ajudar, conheça!...

Perfil de investidor
Artigos

Qual o Seu Perfil de Investidor?

Alta ou baixa tolerância a riscos? Será que suas características e objetivos se encaixam com determinada volatilidade de um produto? Entenda em qual perfil você se encaixa no mundo dos investimentos!...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se