5 passos para começar a planejar a aposentadoria - Gorilando

Artigos

5 passos para começar a planejar a aposentadoria


Confira 5 passos para começar a planejar a aposentadoria e dê o primeiro passo em direção a um futuro financeiro muito mais tranquilo!

12/03/2019

Em tempos cada vez mais incertos em relação à Reforma da Previdência, é cada vez mais necessário que todo brasileiro comece a planejar a aposentadoria por conta própria. Este hábito, entretanto, não é comum no dia a dia da população – que acaba tendo uma série de dificuldades em fazer planos para o futuro.

Começar a fazer um bom planejamento para a terceira idade, no entanto, não é uma tarefa tão difícil quanto possa parecer. Basta que se tenha iniciativa para mudar os hábitos financeiros e aprender sobre investimentos.

No artigo de hoje listaremos 5 passos para quem deseja começar a planejar a aposentadoria e caminhar em passos largos em direção à sua tranquilidade financeira. Fique atento às dicas e dê início agora mesmo ao planejamento da sua aposentadoria!

Vamos lá?

1.Foque nos prazos e objetivos

Planejar a aposentadoria sem estabelecer objetivos, prazos e valores a serem alcançados é começar com o pé esquerdo a organizar o seu futuro. Isso porque, sem objetivos e prazos devidamente consolidados, o investidor tende a se afastar da meta principal do planejamento da aposentadoria, que é obter um futuro financeiro mais equilibrado e tranquilo.

Por isso, procure definir seus objetivos de maneira clara – estabelecendo prazos e valores que você pretende atingir no longo prazo. Por exemplo, se o seu objetivo é se aposentar aos 50 anos, defina metas de acumulação mensal e anual e calcule o montante financeiro necessário para que você consiga, de fato, se aposentar nesta idade.

Na etapa de foco nos prazos e objetivos para a aposentadoria é fundamental ser o mais próximo possível da sua realidade. Se você tem a capacidade de poupar R$ 2 mil mensais, por exemplo, não adianta estabelecer o acúmulo mensal de R$ 5 mil mensais para alcançar suas metas em menor tempo.

O importante aqui é definir metas e prazos alcançáveis e que estejam dentro da sua realidade. Lembre-se que, conforme sua situação financeira for evoluindo ao longo do tempo, você consegue fazer alterações e redefinir seus planos para a aposentadoria.

2. Mantenha um bom controle financeiro

Quando o assunto é começar a planejar a aposentadoria, um passo que não pode ficar de fora é a manutenção de um bom controle financeiro. Neste caso, é necessário ser pragmático no controle do que entra e o que sai da sua conta todos os meses e nos seus aportes.

Planeje-se financeiramente e não deixe de fazer cortes no orçamento sempre que for possível – a fim de concentrar-se na meta de poupar dinheiro para a aposentadoria. Isso não significa, entretanto, que você deva privar-se de usufruir do seu dinheiro no presente e também no curto prazo.

O importante é controlar o dinheiro e poupar com inteligência. Se você possui dívidas, é fundamental quitá-las antes de pensar em planejar a aposentadoria. Em seguida, vale a pena construir uma reserva de emergência para situações inesperadas e apenas depois deste importante passo você deve se concentrar na aposentadoria – direcionando parte da sua renda para aportes em investimentos de longo prazo.

3. Tenha disciplina

Disciplina é a palavra-chave para qualquer pessoa que deseja poupar dinheiro para conquistar um determinado objetivo financeiro. Para planejar a aposentadoria, entretanto, a disciplina é ainda mais importante – uma vez que, muitas vezes, este objetivo está bastante distante do momento atual do investidor.

Tenha em mente que, não importa quantas décadas você ainda pela frente para se aposentar, é imprescindível utilizar o tempo a seu favor. Quanto maior o tempo você tiver para poupar até a aposentadoria, maior as chances de conseguir alcançar suas metas e ter uma velhice mais tranquila financeiramente.

Neste cenário, a disciplina é fundamental. Concentre-se nos seus objetivos financeiros e não deixe de poupar e investir um mês sequer. Se for possível, procure sempre aumentar sua renda e manter seus custos estabilizados – a fim de potencializar sua capacidade de acumulação ao longo dos anos.

Lembre-se que, quanto maior a sua disciplina para alcançar as metas estabelecidas, mais cedo você tenderá a atingi-las!

4. Conheça os tipos de investimento e diversifique

Existem inúmeras opções de investimento no mercado financeiro brasileiro atualmente, que podem fazer parte da carteira de investimentos de qualquer investidor. Apesar disso, é essencial que você conheça as opções de produtos destinados para o longo prazo – ideais para a aposentadoria – e escolha aqueles que melhor se adequa ao seu perfil e aos seus objetivos. 

Você pode, por exemplo, optar por investimentos em ações negociadas na bolsa de valores ou fundos de investimento – se estes produtos e modalidades estiverem alinhados ao seu perfil de investidor – ou mesmo escolher aportar nos títulos do Tesouro Direto, títulos de renda fixa privados (como CDBs, LCIs, LCAs, entre outros), ou até mesmo em debêntures. Investir na previdência privada também pode ser uma opção bastante interessante.

Não se esqueça apenas de diversificar seus investimentos e jamais deixar todos os ovos em uma única cesta. Estude, procure saber mais sobre as opções de investimento disponíveis no mercado e escolha aquelas que mais se encaixam ao seu perfil enquanto investidor e aos seus objetivos pessoais para a aposentadoria. 

5. Não perca tempo

O quinto passo para começar a planejar a aposentadoria não poderia ser outro: é necessário não perder tempo e dar início ao planejamento da sua aposentadoria assim que possível. Negligenciar a importância de começar a investir para a aposentadoria é um dos principais erros da população brasileira – o que geralmente resulta em dificuldades financeiras em uma das etapas mais delicadas da vida de qualquer um.

Portanto, nada de desanimar ou manter fixa na mente a ideia de que você tem tempo para pensar nisso em alguns anos. Não se esqueça que, quanto mais cedo os seus investimentos forem sendo realizados, maior será sua acumulação e melhores deverão ser os seus resultados!

E você, já começou a planejar a aposentadoria? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas dúvidas e dicas sobre o tema!

 

 


 

Continue acompanhando o Gorila e se quiser deixar algum recado pode nos chamar no FacebookInstagramTwitter Linkedin! Sua opinião conta bastante para nós!

Curtiu?

Compartilhe essa informação nas redes sociais e siga o Gorila!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Guia de Bancos

Agibank

O Agibank não ganhou apenas um novo nome, agora é possível, além de ir até os pontos físicos do banco para a abertura de conta entre outros serviços, fazer tudo isso somente pelo App. Confira a resenha do Gorila e tire suas próprias conclusões! ...

Economia

Por que as empresas estão se tornando fintechs?

Facebook, Apple e Pernambucanas são algumas companhias que estão tentando inovar no mercado financeiro, seja com a própria moeda, cartão de crédito ou conta digital ...

Lista de transações
Guia Gorila Invest

Lista de Transações

A nova Lista de Transações funciona como um extrato de todas as movimentações já feitas na plataforma e te ajuda a não perder o tracking de operações antigas, principalmente aquelas já vencidas ou zeradas! Visualização de Posições Vencidas ou Vendidas...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se